Comunicação

Collapse
No announcement yet.

O teste de Apgar

Collapse
X
Collapse

  • O teste de Apgar

    Nos primeiros minutos de vida, os médicos avaliam o estado geral de saúde de um bebé através de um teste muito simples, o teste de Apgar, que serve para medir cinco dos principais indicadores de saúde de um recém-nascido.
    Click image for larger version

Name:	91646844-apgar.jpg
Views:	2
Size:	3.3 KB
ID:	3534355
    Em que consiste

    A anestesista Virginia Apgar, em 1952, desenvolveu um teste para avaliar de forma objectiva a vitalidade do recém-nascido, logo após o nascimento. A partir desta data, em todos os partos o seu teste é aplicado e milhões de bebés têm assim melhores possibilidades de receber os cuidados de saúde que necessitam desde o primeiro minuto de vida.

    Muitos recém-nascidos aparentam estar perfeitamente saudáveis, mas podem não estar e por isso é que este método de avaliação é tão importante, pois para além de ser rápido e indolor, assegura aos pais e aos médicos de que tudo está bem com o recém-nascido.

    O teste de Apgar é geralmente aplicado no primeiro minuto de vida após o corte do cordão umbilical e mais tarde, aos cinco minutos de vida, para confirmar os resultados.

    Consiste na verificação de cinco indicadores básicos:


    Pontuação

    A cada indicador é atribuído um número numa escala de zero a dois. Um valor mais baixo indica que as respostas do bebé à análise foram fracas, enquanto o dois significa que foram registadas respostas totalmente normais.

    Depois de avaliados cada um dos diferentes aspectos, os pontos são somados para indicar um valor de saúde geral do bebé. É normal não ter todos os indicadores com o nível máximo e isso não significa que o bebé seja pouco saudável. No entanto, valores gerais baixos podem indicar problemas.

    Geralmente a interpretação dada ao valor obtido é a seguinte:
    • Bebés que obtenham um total entre dez e oito na escala de Apgar são considerados em excelente condição física e necessitam apenas dos cuidados pós-natais normais.
    • Recém-nascidos que obtenham um valor entre cinco e sete estão em condições de saúde médias e podem necessitar de auxílio para respirar.
    • Um valor abaixo de cinco na escala de Apgar exige que o bebé tenha cuidados especiais imediatamente, pois significa que tem problemas de saúde.


    Significado do teste de Apgar

    O teste de Apgar é utilizado nos partos para avaliar a condição de um bebé porque é fácil, rápido e analisa todos os aspectos essenciais. Não é, no entanto, um indicador da evolução futura do estado de saúde da criança.

    Um bebé que tenha um valor baixo no teste poderá permanecer saudável durante toda a sua vida embora tenha tido um começo mais difícil enquanto que um valor de 10 à nascença não significa automaticamente que a criança seja absolutamente saudável.

    Geralmente este teste é utilizado para determinar se o bebé consegue respirar sozinho ou se é necessário auxílio. Um exame médico mais completo será feito nas horas seguintes ao parto e determinará a existência ou não de outros problemas mais dificilmente detectáveis.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X