Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Alimentação vegetariana e vegan

Collapse
X
Collapse

  • Alimentação vegetariana e vegan

    Com cada vez mais adeptos, a alimentação vegetariana pode proporcionar todos onutrientes de que mãe e o feto necessitam. No entanto, é necessário estruturar bem a dieta para esta possa assegurar todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento do seu bebé.

    Sou vegetariana e estou grávida. Que cuidados devo ter com a minha dieta?

    A mulher vegetariana pode, depois de engravidar, continuar a seguir a sua dieta, desde que esta seja bem planeada. É necessário não esquecer que, a partir do momento da concepção, há outra vida que depende dos seus cuidados. Assim, é importante não descurar o papel de cada nutriente essencial ao bom desenvolvimento do feto.

    Se a mãe tiver o cuidado de contabilizar as quantidades ingeridas de cada nutriente, uma dieta vegetariana pode providenciar todas as vitaminas, proteínas, minerais e fibras necessárias tanto para si como para o seu bebé.



    Durante a gravidez, precisará de cerca de 60 gramas diárias de proteínas, mais 15% do que o normal. Se comer regularmente ovos e lacticínios, a mãe não terá problemas em obter a quantidade necessária deste nutriente, essencial na renovação e reparação de células e tecidos. Outra fonte não animal de proteínas são feijões secos, ervilhas, lentilhas e tofu.

    Se para além de uma variedade de alimentos ricos em proteínas, comer frutas e legumes, o seu bebé terá tudo o que necessita. O único nutriente de que pode ter alguma carência é o ferro, uma vez que o organismo tem dificuldade em absorvê-lo dos vegetais. Se esta situação se verificar, é provável que o seu médico lhe prescreva um suplemento. No entanto, para facilitar a absorção deste nutriente, procure acompanhar os alimentos ricos em ferro com alimentos ricos em vitamina C.

    Cuidados a ter com a dieta vegan

    Pode considerar-se a dieta vegan mais rigorosa que a vegetariana, uma vez que não inclui qualquer alimento de origem animal. Assim, também os cuidados a ter com o controle da quantidade de nutrientes essenciais ingeridos tem de ser mais rigoroso.

    Com uma dieta deste tipo, é ainda mais importante comer bastantes frutas e legumes, que ajudarão a suprimir o défice de proteínas. É importante não esquecer que o bebé necessita que a mãe tenha uma alimentação rica em nutrientes, de modo a poder desenvolver-se com normalidade.

    Mais proteínas

    Pode obter mais 10 gramas de proteínas se ingerir as seguintes quantidades de alimentos:
    • 3/4 de chávena de feijões, ervilhas, lentilhas.
    • 5/4 de chávena de ervilhas.
    • 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim.
    • 2 chávenas de arroz integral.
    • 1 chávena de iogurte.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X