Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Cuidados neo-natais especiais

Collapse
X
Collapse
  •  

  • Cuidados neo-natais especiais

    Quando os bebés nascem com dificuldades ou com problemas de saúde que não lhes permitem ter um início de vida normal, é necessário recorrer às unidades de neonatologia e aos seus recursos.

    Os bebés prematuros e as suas necessidades

    Os bebés que nascem antes de 37 semanas de gestação são considerados prematuros o que significa que poderão ter problemas de saúde.

    A evolução tecnológica e médica já permite que os bebés tenham uma mais fácil recuperação e muitos prematuros que receberam cuidados especiais têm um desenvolvimento perfeitamente normal.

    Os principais problemas de saúde relacionados com os prematuros são a falta de maturidade dos diferentes orgãos, o que se pode traduzir por dificuldade respiratória, dificuldade de conservação da temperatura corporal e um maior risco de infecção.

    Estas situações podem implicar que a criança fique hospitalizada e dependente de máquinas como incubadoras ou ventiladores para poder manter o seu estado e recuperar o seu desenvolvimento.

    A criança hospitalizada

    Quando são detectados problemas de saúde à nascença, o bebé poderá ser internado na Unidade de Cuidados Neonatais do hospital ou maternidad, se o médico assim o entender.

    Os pais podem ficar intimidados pela tecnologia presente nestas secções que permite aos seus filhos a sobrevivência, mas há algumas estratégias para que possam melhorar as condições dos seus filhos e simultaneamente ficar mais descontraídos psicologicamente, isto é:
    • As visitas frequentes são positivas, para manter o contacto entre os pais e os bebés.
    • Observar as reacções dos filhos ajuda os pais a conhecê-los melhor.
    • Cooperar com o pessoal médico e seguir todas as suas instruções de higiene e segurança permite aos pais aprender a zelar pelos cuidados de saúde prestados ao seu filho.
    • Falar com os médicos e enfermeiras é a melhor forma de compreender o que a criança está a enfrentar.
    • Descansar é fundamental para que os pais tenham forças para ajudar os filhos nos momentos mais importantes.


    Tecnologia da Neonatologia

    Os pais devem ter alguma noção dos aparelhos a que os filhos estão ligados e dos quais dependem. De um modo geral, as unidades de neonatologia possuem:
    • Incubadoras - servem para manter o recém-nascido à temperatura adequada.
    • Sistema de monitorização - para seguir os sinais vitais da criança, ela é ligada a uma série de monitores que registam a respiração e os batimentos cardíacos.
    • Máquina de aspiração - se a criança não conseguir tossir, para desobstruir as vias respiratórias, este aparelho pode ser utilizado para desobstruir a boca e nariz e o tubo de ventilação.
    • Equipamento de alimentação - para manter a criança bem nutrida, pode ser necessário ligá-la a equipamento específico para alimentá-la.
    • Ventilador - aparelho de respiração artificial ligado ao orifício na traqueia (caso tenha havido traqueotomia) que ajuda a criança a respirar e, nalguns casos, respira por ele.
    • Saco de respiração manual - associado ao orifício na traqueia, serve também para auxiliar a respiração, mas manualmente.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X