Comunicação

Collapse
No announcement yet.

O primeiro exame médico do seu bebé

Collapse
X
Collapse

  • O primeiro exame médico do seu bebé

    Nas primeiras horas de vida, o bebé é totalmente analisado pelos médicos. Realizam-se diversos testes e medições para assegurar que a criança está perfeitamente saudável e que é seguro levá-la para casa.
    Click image for larger version

Name:	90251823-1o-exame-medico.jpg
Views:	1
Size:	3.5 KB
ID:	3534360
    Exame médico preliminar

    Após o parto e o primeiro contacto com a mãe, o bebé é, nas primeiras horas de vida, lavado, vestido e cuidado, desde que apresente todos os sintomas de uma criança saudável.

    O médico faz uma análise preliminar da saúde do bebé, através do teste de Apgar. Se os resultados forem satisfatórios, o bebé é entregue aos cuidados dos pais e da enfermeira e só posteriormente é que é realizado um exame mais pormenorizado.

    Durante esse exame o bebé é pesado, medido o seu cumprimento, tamanho da cabeça (perímetro craneano), cor e aspecto da pele, postura e feita a pesquisa dos diversos orgãos. Este exame é feito pelo médico em todo o pormenor.

    Medições

    Um bebé não é apenas pesado e medido para verificar quais as suas dimensões e se elas são normais para uma criança com a sua idade de gestação. O médico procura também medir a cabeça e verificar se a mesma está bem proporcionada em relação às diferentes partes do corpo.

    Se as medidas do bebé não correspondem exactamente às da média, isso pode não representar um factor de risco em relação à sua saúde. Pode indicar apenas atraso de crescimento que é facilmente recuperável. No entanto, é sempre prudente analisar os outros aspectos.

    Pele

    A pele de um recém nascido é geralmente cor de rosa ou mesmo avermelhada durante as primeiras horas de vida, enquanto não se habitua à temperatura e ao ambiente fora do ventre materno.

    As pontas dos dedos das mãos e dos pés podem estar ligeiramente azuladas devido à falta de circulação sanguínea, mas depois de algumas horas assumem uma tonalidade mais normal.

    Cabeça do recém nascido

    O esforço do parto, se for normal e a cabeça tiver saído primeiro, implica uma pressão sobre essa parte do corpo do bebé, originando uma deformação que pode durar diversos dias.

    Os ossos que formam o crânio são flexíveis e sobrepõem-se, o que pode levar a uma compressão da cabeça após o parto. Feridas na cabeça ocasionadas pelo parto também são frequentes, mas tendem a cicatrizar rapidamente.

    A cara do bebé poderá também ficar deformada e assimétrica devido ao parto. Isso ocorre devido a uma lesão nos nervos de uma parte da face e embora demore alguns dias ou semanas a recuperar, a cara do bebé, na maior parte dos casos, ficará perfeitamente normal.

    Órgãos internos

    O médico deve analisar ainda os órgãos internos do bebé. Ao escultar o coração e os pulmões o médico pode detectar se os mesmos estão a funcionar normalmente ou se haverá algum problema de saúde.

    Uma cor da pele anormal poderá ainda indicar um problema grave, e deverá ser levada em consideração nesta fase.

    Através da palpação, o médico pode ainda determinar a posição e tamanho de outros órgãos internos localizados no abdómen como o fígado, o baço e por vezes os rins. Muitas vezes podem descobrir-se doenças de nascença graves, através de um posicionamento incorrecto dos órgãos. Se o médico desconfiar de algum problema mais grave poderá recorrer a exames mais aprofundados.

    Braços e pernas

    Os reflexos do bebé devem ser testados para que o médico se assegure do bom funcionamento do sistema nervoso. Nesta fase, devido à imaturidade neurológica (imaturidade do sistema nervoso) os movimentos não são voluntários, mas resultam de uma actividade reflexa.



    O médico analisa ainda a flexibilidade e a mobilidade dos braços e pernas para garantir que os músculos não têm qualquer problema. As ancas devem também ser cuidadosamente testadas pois um problema frequente em recém nascidos é o das ancas "deslocadas". Este problema pode ser facilmente corrigido se as ancas do bebé forem mantidas na posição correcta durante alguns dias, pois nesta fase as estruturas articuladas ainda são muito flexíveis.

    Aparelho genital

    Por fim, o médico deve analisar o aparelho genital do recém nascido para garantir que não tem também problemas a este nível.

    Problemas de vária ordem são vulgares nos recém nascidos, em especial do sexo masculino e podem ser resolvidos por vezes com recurso a operações cirúrgicas ou, outras vezes, evoluem naturalmente.

    A presença das hormonas maternas na altura do parto pode provocar um inchaço, nos primeiros dias, no aparelho genital feminino, mas quando o bebé atingir o seu equilíbrio hormonal assumirá um tamanho normal.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X