Comunicação

Collapse
No announcement yet.

O exercício físico e a gravidez

Collapse
X
Collapse

  • O exercício físico e a gravidez

    Tal como nas demais fases da vida da mulher, o exercício físico praticado durante a gravidez é, em regra, aconselhável. A finalidade não é , então, a perda de peso, mas sim sentir-se melhor consigo própria. Não obstante , é aconselhável que a grávida consulte , sempre, previamente o médico, para que este analise o seu caso.
    Click image for larger version

Name:	exercicio-gravidez.jpg
Views:	2
Size:	1.8 KB
ID:	3534361
    Os beneficios do exercício físico durante a gravidez.

    São inúmeras as vantagens de que beneficia com a prática regular e adequada de exercício físico:
    • Aumenta a tonicidade muscular, a força e a resistência fisica e melhora a respiração.
    • Exercita as articulações da bacia, previne a formação de varizes e evita dores lombares e naúseas.
    • Aumenta a energia - O exercício fisico fortalece o sistema cardiovascular , fazendo com que não se canse tão facilmente. Como os músculos estão fortalecidos e tonificados, exige de si um menor esforço para realizar qualquer actividade.
    • Ajuda-a a dormir melhor - Com a gravidez, à medida que o tempo passa e aumenta o peso, é cada vez mais difícil encontrar uma posição confortável para dormir. Se praticar exercício, tenderá a sentir-se mais cansada e, assim, adormecerá mais rapidamente e dormirá melhor.
    • Reduz o stress - Esta é uma fase muito importante e decisiva na sua vida, pelo que tão depressa se sente feliz, como ansiosa e com receio. Um estudo recente demonstra que a prática de exercício fisico melhora o seu estado de humor e a sua auto-imagem - com o evoluir da gravidez, o corpo da mulher vai-se modificando e aumentando de peso, o que pode ser bastante desanimador, em certos aspectos; se se exercitar, sentir-se-á mais confortável consigo própria e, em consequência, vê melhorada a sua auto-imagem.
    • Ajuda-a na preparação para o parto - Se praticar exercício estará em melhor forma fisica e, como tal, mais resistente quando chegar o momento do parto.
    • Reduz o desconforto - O exercício alonga e fortalece os músculos, o que ajuda o corpo a lidar com as dores e incómodos próprios da gravidez. Por exemplo, andar a pé melhora a circulação e nadar fortalece os músculos abdominais.
    • Ajuda-a na recuperação pós-parto - se, durante a gravidez, se mantiver em forma, nomeadamente quanto à força e tonicidade muscular, o corpo recuperará melhor da gravidez e do parto.
    Mesmo quem nunca praticou exercício pode fazê-lo durante a gravidez?

    Sim. Contudo neste caso, mais que em qualquer outro, aconselha-se que consulte o médico, a fim de saber se poderá ou não praticar exercício físico. Se a resposta for afirmativa, estude com o seu médico qual ou quais a(s) modalidade(s) recomendáveis ao seu caso. Em regra, como nunca praticou qualquer tipo de exercício físico, será recomendável limitar-se a actividades de baixo impacto, como andar a pé ou nadar, durante sessões de 15 a 20 minutos, três vezes por semana, intercaladamente.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos mais Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X