Os beneficios do exercício físico durante a gravidez.
São inúmeras as vantagens de que beneficia com a prática regular e adequada de exercício físico:
- Aumenta a tonicidade muscular, a força e a resistência fisica e melhora a respiração.
- Exercita as articulações da bacia, previne a formação de varizes e evita dores lombares e naúseas.
- Aumenta a energia - O exercício fisico fortalece o sistema cardiovascular , fazendo com que não se canse tão facilmente. Como os músculos estão fortalecidos e tonificados, exige de si um menor esforço para realizar qualquer actividade.
- Ajuda-a a dormir melhor - Com a gravidez, à medida que o tempo passa e aumenta o peso, é cada vez mais difícil encontrar uma posição confortável para dormir. Se praticar exercício, tenderá a sentir-se mais cansada e, assim, adormecerá mais rapidamente e dormirá melhor.
- Reduz o stress - Esta é uma fase muito importante e decisiva na sua vida, pelo que tão depressa se sente feliz, como ansiosa e com receio. Um estudo recente demonstra que a prática de exercício fisico melhora o seu estado de humor e a sua auto-imagem - com o evoluir da gravidez, o corpo da mulher vai-se modificando e aumentando de peso, o que pode ser bastante desanimador, em certos aspectos; se se exercitar, sentir-se-á mais confortável consigo própria e, em consequência, vê melhorada a sua auto-imagem.
- Ajuda-a na preparação para o parto - Se praticar exercício estará em melhor forma fisica e, como tal, mais resistente quando chegar o momento do parto.
- Reduz o desconforto - O exercício alonga e fortalece os músculos, o que ajuda o corpo a lidar com as dores e incómodos próprios da gravidez. Por exemplo, andar a pé melhora a circulação e nadar fortalece os músculos abdominais.
- Ajuda-a na recuperação pós-parto - se, durante a gravidez, se mantiver em forma, nomeadamente quanto à força e tonicidade muscular, o corpo recuperará melhor da gravidez e do parto.
Sim. Contudo neste caso, mais que em qualquer outro, aconselha-se que consulte o médico, a fim de saber se poderá ou não praticar exercício físico. Se a resposta for afirmativa, estude com o seu médico qual ou quais a(s) modalidade(s) recomendáveis ao seu caso. Em regra, como nunca praticou qualquer tipo de exercício físico, será recomendável limitar-se a actividades de baixo impacto, como andar a pé ou nadar, durante sessões de 15 a 20 minutos, três vezes por semana, intercaladamente.