Comunicação

Collapse
No announcement yet.

As fraldas: pano ou descartáveis?

Collapse
X
Collapse

  • As fraldas: pano ou descartáveis?

    É a tarefa mais dividida entre o pai e a mãe: a mudança das fraldas do bebé. Até aos dois anos, dependendo do seu desenvolvimento, a criança vai precisar de fraldas porque ainda não controla os esfíncteres. E vai precisar dos pais para que a mantenham limpa e confortável.

    Fraldas de pano e fraldas descartáveis: o que escolher?

    A primeira questão prende-se com a escolha entre a sua forma mais tradicional, a fralda de pano, e a forma mais prática e moderna, a fralda descartável. Esta escolha é pessoal, mas há várias caracterísitcas que se podem associar a cada uma.

    Há ainda soluções para usar os dois tipos. E depois, quando o seu filho cresce, o tamanho tem de ser levado em conta.

    As fraldas de pano, que podem ser de algodão ou de flanela, são mais económicas e amigas do ambiente. Não se deitam fora depois do uso, lavam-se e tornam-se a colocar.

    Este é o principal inconveniente das fraldas descartáveis, cujo destino é, inevitavelmente, o lixo, o que torna a sua utilização mais dispendiosa. Porém, não se pode negar o jeito que dão quando o ritmo de vida aumenta e os pais têm pouco tempo para lavar roupa, e andam constantemente de um lado para o outro. Para além disso, com a evolução dos materiais com que são fabricadas, têm-se tornado cada vez mais confortáveis e higiénicas. As fraldas descartáveis absorvem mais rapidamente os líquidos, ao mesmo tempo que mantêm o bebé seco.

    Combinar as duas possibilidades

    Tanto umas como outras estão disponíveis em lojas de crianças e em super ou hipermercados. Contudo, as descartáveis são mais populares e por isso é mais fácil de encontrar uma grande diversidade deste tipo de fraldas. Uma solução para não rejeitar as vantagens de cada uma é encontrar uma forma de combinar o uso dos dois tipos, como por exemplo, colocar fraldas de pano no bebé quando este está em casa, e utilizar as fraldas descartáveis quando se viaja. O facto das fraldas de pano serem seguras por alfinetes de ama, e as outras por fitas de velcro demonstra a facilidade e evolução que sofreram ao longo dos tempos, e a que situações se adequam. Por outro lado, pode transportar, no saco com os utensílios indispensáveis ao seu filho, os dois tipos de fraldas. As fraldas de pano podem ter utilidades diferentes daquelas que se associam imediatamente, funcionando ainda como alternativa às fraldas descartáveis.

    O que deverá ter em conta

    A sua opção tem, principalmente, que servir o bebé, pois é ele quem usa as fraldas. Deve ter em conta que aos diferentes estágios do crescimento do bebé corresponde uma forma de tratamento diferente. Assim, quando falamos de um recém-nascido, devemos ter em atenção que este é muito frágil e sensível, com uma pele macia e vulnerável a arranhões, pruridos ou irritações. Por isso, a escolha das fraldas têm de ter em conta esta delicadeza.

    Existem também fraldas para cada tamanho e, quando se usam fraldas descartáveis, este factor torna-se fundamental. Estas, muitas vezes, têm em conta a idade, mas o principal é o tamanho de cada bebé. Cada criança tem o seu ritmo de crescimento e o peso é um factor mais importante que a idade. À medida que cresce, o bebé tem de ir mudando o tipo de fraldas. Estas envolvem não só o tamanho como os materiais que as compõem. Normalmente, as fraldas destinadas a bebés mais novos têm características específicas. Por exemplo, para evitar as irritações da pele, são mais absorventes, mais macias, com elásticos ou com fitas almofadadas.

    Com o crescimento e numa fase mais tardia, os cuidados podem ser menores. A criança vai adquirindo defesas biológicas, ao mesmo tempo que cria formas de comunicação que possibilitam a intervenção mais rápida dos pais - antes, um choro pode ser associado a diversas causas, como fome, dor, fralda suja ou sono. A evolução de uma criança vai aumentar as formas de comunicação com os pais, e, naturalmente, alcançar novos níveis de compreensão. Os pais, juntamente com os educadores e mesmo a própria criança, vão escolher a altura ideal para deixar as fraldas de lado e passar ao bacio.

    Principais características de cada tipo de fralda

    As fraldas de pano são:
    • Económicas, uma vez que são laváveis.
    • Ecológicas porque não se deitam fora cada vez que se usam.
    • Compactas, pois ocupam menos espaço.
    • Úteis, dado que os panos têm diferentes usos.
    • De fecho com alfinetes de ama.


    As fraldas descartáveis são:
    • Práticas, pois colocam-se em pouco tempo.
    • Descartáveis porque depois de usar, é deitar fora, sem mais preocupações.
    • Acessíveis, uma vez que se compram em qualquer local.
    • Higiénicas, uma vez que são mais absorventes.
    • De fecho com fitas de velcro.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos mais Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X