A higiene é um dos aspectos essenciais da saúde de um recém-nascido. A primeira lavagem deverá ser feita pela parteira ou pelo pessoal do hospital, que se assegura das melhores condições para que o bebé possa receber todos os cuidados necessários.
Condições básicas de higiene
O parto é uma situação que exige grandes cuidados de higiene, tanto para a protecção da mãe, como para a do bebé. O risco de infecções pode ser grande e para o diminuir, a melhor forma é garantir a maior limpeza.
Se a criança nascer num hospital ou maternidade, as condições básicas de higiene estão asseguradas. Neste caso, a melhor atitude é confiar no pessoal médico para o tratamento do bebé, nas primeiras horas.
Se o parto for em casa, é necessário assegurar-se de que a parteira que a assiste tem todas as condições de higiene, fornecendo-lhe roupa limpa e toda a água (de preferência tépida) que ela desejar. Os pais devem ainda assegurar-se da esterilização de todo o material que poderá ser utilizado.
Após o nascimento
Hoje em dia a lavagem do bebé não é feita imediatamente após o seu nascimento. Em primeiro lugar a sua condição de saúde deve ser verificada pelo teste de Apgar. Depois a parteira deve secar a criança e enrolá-la num cobertor e entregá-la à mãe.
O contacto com os pais deve ser feito logo após o nascimento, para que a ligação entre os progenitores e o bebé se fortaleça. A mãe poderá mesmo iniciar a amamentação nesta fase, para que o bebé comece a adaptar-se desde logo às técnicas de amamentação.
O cuidado com o cordão umbilical deve também preceder a limpeza mais aprofundada que se segue ao parto.
A mãe está muito cansada do esforço físico a que foi submetida e poderá ainda necessitar de pontos ou da intervenção do médico depois do parto. Nessa altura, o recém-nascido poderá ser levado para que seja também cuidado.
Lavagem do bebé
Após o primeiro contacto do bebé com os pais, uma enfermeira devidamente treinada para cuidar de recém-nascidos, leva a criança para uma sala, onde deverá proceder à limpeza mais cuidada.
Os bebés podem estar cobertos de líquido amniótico, que se encontra no ventre da mãe durante a gravidez e que protege e alimenta o bebé. Esta substância clara e de cheiro pouco intenso, na fase final da gravidez, é perfeitamente natural e enquanto a maior parte é retirada pela parteira logo após o nascimento, (é necessário uma limpeza mais cuidada posteriormente, para a eliminar completamente).
Para proteger a pele frágil do bebé, a lavagem deve ser bastante cuidada, geralmente com uma esponja muito macia.
Em casos normais, no hospital ou em casa, a participação do pai nesta fase poderá ser permitida e mesmo desejável. Poderá assistir e mesmo ajudar a enfermeira encarregue da limpeza do bebé, estabelecendo assim um contacto mais estreito com o filho desde o início.
Depois de limpo, o bebé será novamente analisado por um médico, que lhe fará testes e exames mais aprofundados garantindo que não subsiste nenhum problema de saúde que não tenha sido detectado na avaliação preliminar.
Se tudo correr bem, a enfermeira vai então pesá-lo, medi-lo, colocar-lhe a primeira fralda e vestir-lhe as primeiras roupas, trazidas pelos pais.
Comunicação
Collapse
No announcement yet.
Os primeiros cuidados de higiene do seu bebé
Collapse
-
Criado por:
Equipa Editorial PinkBlue
- Publicado: 11-09-2001, 00:00
- 0 comentários
X
Collapse
Categorias
Collapse
Tags Artigos
Collapse
- A alimentação (24)
- Aconselhamento (20)
- A saúde do seu bebé (33)
- Carreira e família (6)
- Desenvolvimento e aprendizagem (41)
- Factores de risco (9)
- Fertilidade (18)
- Moda e beleza (9)
- Novos papás (6)
- O parto (22)
- O plano de gravidez (11)
- Os acessórios (29)
- Os primeiros cuidados (25)
- Precauções durante a gravidez (14)
- Preparativos (18)
- Primeiros cuidados (17)
- Problemas durante a gravidez (11)
- receitas (110)
- Recuperação e saúde pós-parto (13)
- Regresso à normalidade (8)
- Saúde e nutrição pré-natal (44)
- Saúde e visitas ao pediatra (29)
- segurança (25)
- Uma nova família (5)
- Visitas ao obstetra (21)
Artigos Recentes
Collapse
-
por pbadminA roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
-
Secção: A Gravidez e o Parto
06-03-2019, 13:26 -
-
por pbadmin
Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).
Quando é que é necessário...-
Secção: A Gravidez e o Parto
06-03-2019, 13:20 -
-
por pbadminA gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
-
Secção: A Gravidez e o Parto
06-03-2019, 13:11 -
-
por pbadmin
Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...-
Secção: A Gravidez e o Parto
06-03-2019, 13:03 -
-
por pbadminO útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.
O que é o falso trabalho de parto?...-
Secção: A Gravidez e o Parto
06-03-2019, 12:30 -
-
por pbadmin
Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...-
Secção: A Gravidez e o Parto
06-03-2019, 12:25 -