Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Os nutrientes e o desenvolvimento do seu bebé

Collapse
X
Collapse

  • Os nutrientes e o desenvolvimento do seu bebé

    O feto necessita, para o seu crescimento e desenvolvimento saudável, de vários nutrientes, alguns absolutamente essenciais, por regra obtidos através da alimentação da mãe. Neste artigo iremos ajudá-la a descobrir os nutrientes essenciais, as suas funções e os principais alimentos onde se encontraram.

    Proteínas

    As proteínas são decisivas para o crescimento dos tecidos do feto e da placenta, contribuindo para o aumento do volume de sangue e de liquído amniótico.

    Encontram-se nos ovos, no peixe e na carne magra, por exemplo.

    Cálcio

    É essencial ao fortalecimento dos ossos e dos dentes. Tem também um papel importante na coagulação sanguínea. Encontra-se, em maior quantidade, no leite e nos lacticínios e em menor quantidade em alguns vegetais verdes e legumes.

    Ferro

    O ferro é um nutriente fundamental na produção dos glóbulos vermelhos, que por sua vez são fundamentais no transporte do oxigénio aos orgãos vitais da grávida e do bebé.

    Para obter este nutriente, a mulher deve consumir fígado, legumes e carne. Como através da alimentação muitas mulheres grávidas não conseguem obter a quantidade necessária de ferro, é frequente recomendar um suplemento diário de ferro de 30 mg durante o 2º e 3º trimestre de gravidez.

    Ácido Fólico

    Este é um nutriente decisivo no processo da construção e divisão celular, na formação da hemoglobina e no desenvolvimento saudável dos tecidos do bebé. Alguns estudos demonstram que o ácido fólico ajuda a prevenir alguns defeitos a nível do cérebro e da coluna, tais como a anencefalia e a espinha bífida.

    As mulheres que já tenham sido mães de bebés com problemas neurológicos, devem consultar o médico antes de tentar conceber novamente pois nestes casos, o médico, muito provavelmente, prescreverá um suplemento de ácido fólico de 0,4 mg/dia desde, pelo menos, um mês antes da concepção até ao final do 1º trimestre de gestação.

    Apesar da importância do ácido fólico para o desenvolvimento do feto, não se deve ultrapassar a dose máxima diária de 1mg. Tomar este nutriente em excesso é inútil e potencialmente nocivo pois pode alterar determinados processos do desenvolvimento.

    O ácido fólico encontra-se, maioritariamente, no fígado, ovos, vegetais, legumes, sumo de laranja, nozes, etc.

    Outros nutrientes

      Os comentários estão desactivados.

    Artigos mais Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X