Saberei reconhecer os primeiros sinais de parto?
O parto, antes de tudo, é um processo e não um acto isolado. É um conjunto de mudanças no seu corpo que provocam e ajudam o nascimento do bebé. Começa por o colo do útero ir encurtando, amolecendo e dilatando (até 10 cm) progressivamente, sem a mulher se aperceber que isso está a acontecer. A mulher só saberá que está a entrar no trabalho de parto quando:
- As contracções se tornam regulares e com intervalos cada vez mais curtos, aumentando a sua duração e intensidade, começam com uma dor surda nas costas que passam a dores agudas nas coxas e depois ao estômago (como se fossem severas dores menstruais).
- Tem dores persistentes na parte inferior das costas, especialmente se forem acompanhadas de sintomas pré-menstruais.
- O rolhão do muco, que é uma massa de muco manchado de sangue que bloqueia a entrada do útero, passa para a vagina.
- “Rebentam as águas”, ou seja, o saco com líquido que envolve o bebé (líquido amniótico). Pode ser repentino, mas é mais frequente que surja como um fio de líquido, porque a cabeça do bebé bloqueia a sua passagem.
- Algumas mulheres, ainda, experimentam sintomas secundários, tais como a diarreia.
Se, perante estes sintomas, a grávida achar que está em trabalho de parto, deverá chamar o médico ou ir para o hospital. Mas se desconfiar que a actividade do feto diminuiu nas últimas horas ou está com sangramento vaginal de cor vermelho vivo ou se tem febre, fortes dores de cabeça, problemas de visão ou dores abdominais, deve chamar ou procurar imediatamente o médico, porque algo pode não estar a correr bem.
O que devo fazer quando surgirem os primeiros sinais de parto?
Nesta fase é importante que beba muitos líquidos e que coma refeições leves, pois se durante o parto estiver desidratada ou com fome, tal facto poderá interferir com o normal funcionamento do útero, o que faz com que as dores aumentem. Tente alternar entre andar e descansar ou tome um banho quente para lhe aliviar as dores.
Se conseguir descansar, tente fazê-lo a sério, como forma de se preparar para todo o esforço que terá de fazer durante o parto. Esteja atenta para o facto de poder ter contracções e não estar em trabalho de parto, é o que se conhece por falso part, ou seja, a sua cerviz não se dilata, as contracções são irregulares e não aumentam de intensidade e o desconforto que sente nas costas ou no abdómen desaparece facilmente com um banho quente ou uma massagem.