Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Os primeiros sinais do parto

Collapse
X
Collapse

  • Os primeiros sinais do parto

    Por mais incrível que lhe pareça, o seu corpo começa a preparar-se para o parto cerca de um mês antes do mesmo acontecer. Esteja atenta aos sinais e sintomas que ele lhe dará.

    Saberei reconhecer os primeiros sinais de parto?

    O parto, antes de tudo, é um processo e não um acto isolado. É um conjunto de mudanças no seu corpo que provocam e ajudam o nascimento do bebé. Começa por o colo do útero ir encurtando, amolecendo e dilatando (até 10 cm) progressivamente, sem a mulher se aperceber que isso está a acontecer. A mulher só saberá que está a entrar no trabalho de parto quando:
    • As contracções se tornam regulares e com intervalos cada vez mais curtos, aumentando a sua duração e intensidade, começam com uma dor surda nas costas que passam a dores agudas nas coxas e depois ao estômago (como se fossem severas dores menstruais).
    • Tem dores persistentes na parte inferior das costas, especialmente se forem acompanhadas de sintomas pré-menstruais.
    • O rolhão do muco, que é uma massa de muco manchado de sangue que bloqueia a entrada do útero, passa para a vagina.
    • “Rebentam as águas”, ou seja, o saco com líquido que envolve o bebé (líquido amniótico). Pode ser repentino, mas é mais frequente que surja como um fio de líquido, porque a cabeça do bebé bloqueia a sua passagem.
    • Algumas mulheres, ainda, experimentam sintomas secundários, tais como a diarreia.


    Se, perante estes sintomas, a grávida achar que está em trabalho de parto, deverá chamar o médico ou ir para o hospital. Mas se desconfiar que a actividade do feto diminuiu nas últimas horas ou está com sangramento vaginal de cor vermelho vivo ou se tem febre, fortes dores de cabeça, problemas de visão ou dores abdominais, deve chamar ou procurar imediatamente o médico, porque algo pode não estar a correr bem.

    O que devo fazer quando surgirem os primeiros sinais de parto?

    Nesta fase é importante que beba muitos líquidos e que coma refeições leves, pois se durante o parto estiver desidratada ou com fome, tal facto poderá interferir com o normal funcionamento do útero, o que faz com que as dores aumentem. Tente alternar entre andar e descansar ou tome um banho quente para lhe aliviar as dores.

    Se conseguir descansar, tente fazê-lo a sério, como forma de se preparar para todo o esforço que terá de fazer durante o parto. Esteja atenta para o facto de poder ter contracções e não estar em trabalho de parto, é o que se conhece por falso part, ou seja, a sua cerviz não se dilata, as contracções são irregulares e não aumentam de intensidade e o desconforto que sente nas costas ou no abdómen desaparece facilmente com um banho quente ou uma massagem.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos mais Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X