Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Alterações e dificuldades durante a amamentação

Collapse
X
Collapse

  • Alterações e dificuldades durante a amamentação

    A amamentação é algo de natural para as mulheres que acabam de dar à luz, mas isso não significa que esta seja sempre cumprida sem sobressaltos. Há, de facto, mulheres que enfrentam um rol de problemas durante o período da amamentação.
    Click image for larger version

Name:	57302171-amamentacao.jpg
Views:	1
Size:	2.3 KB
ID:	3534363

    Aumento de volume dos seios

    Por vezes, durante a primeira semana após o parto, as mulheres podem sentir o peito mais pesado, duro, latejante e particularmente sensível. Estas sensações podem estender-se até à zona das axilas.

    Esta condição está relacionada com um maior fluxo sanguíneo em direcção aos seios aquando do início da produção de leite, cerca de dois a sete dias após o parto. Resultado: os tecidos circundantes tendem a inchar, enquanto os seios aumentam de volume, endurecendo.

    Trata-se, no entanto, de uma condição apenas temporária. O inchaço tende a diminuir assim que a mulher começa a amamentar o bebé.

    Entretanto, a mulher sempre pode adoptar um conjunto de medidas para aliviar as dores e o desconforto:
    • Utilizar um soutien apropriado, nem muito largo nem muito apertado, mesmo durante a noite.
    • Amamentar de duas em duas horas durante, pelo menos, dez a 20 minutos em cada seio.
    • Massajar o peito enquanto amamenta o bebé para facilitar o fluxo do leite, aliviando, igualmente, a tensão e o desconforto sentidos no momento.
    • Colocar durante uns minutos, após a amamentação, um saco de plástico com gelo sobre o peito inchado.
    • Se as dores forem muito fortes, o médico pode receitar à mulher um analgésico.

    Mamilos gretados

    É comum o aparecimento de pequenas gretas, quase invisíveis, nos mamilos, sobretudo nos primeiros dias em que a mãe amamenta o recém-nascido. Quando isto acontece, a mulher deve suspender temporariamente a amamentação ou recorrer a determinado tipo de produtos que lhe permitem continuar a amamentar.

    Geralmente, toda esta situação prende-se com o posicionamento incorrecto do bebé durante a amamentação, quando o bebé apenas suga no mamilo, em vez de o fazer também na aréola (zona mais escura da pele em torno do mamilo).

    Para aliviar a dor, a mulher pode e deve utilizar um bom soutien que ampare bem os seios. Por outro lado, deve evitar usar o saca leite, bem como compressas de protecção sobre os mamilos.

    Mas atenção. O problema dos mamilos gretados tende a ficar resolvido ao fim de três ou quatro dias, pelo que, caso isto não se verifique, a mulher deve consultar o médico e expor-lhe a situação.

    O médico pode receitar antibióticos se considerar que existe o perigo de se formar um abcesso do seio, em resultado de uma infecção que penetra através das gretas dos mamilos.

    Escoamento involuntário de leite

    Esta situação, ainda que um pouco embaraçosa, deve-se, pura e simplesmente, ao facto do peito estar cheio de leite.

    Este problema é particularmente visível nas primeiras semanas de amamentação, desaparecendo (quase) por completo entre a sexta e décima semanas.

    Até lá, a mulher pode sempre optar por utilizar compressas de protecção sobre os mamilos para evitar sujar a roupa.

    Inflamação dos seios

    A inflamação dos seios ou mastite afecta uma em cada 20 mães que amamentem os respectivos filhos.

    Os sintomas mais frequentes deste problema são:
    • Zonas vermelhas espalhadas pelo peito.
    • Sensação incómoda de calor.
    • Arrepios.
    • Febre.
    • Cansaço.

    A inflamação é causada por germes que passam da boca, nariz e garganta do bebé para os seios da mãe, através de gretas existentes nos mamilos.

    Esta infecção pode surgir em qualquer altura da amamentação, mas é mais vulgar nos primeiros 28 dias pós-parto.

    Ao ser detectada a inflamação, a mulher deve ser imediatamente colocada sob medicação (antibióticos). O descanso e a colocação de compressas frias ou quentes sobre o peito também aliviam as dores.

    Caso a mulher não receba tratamento adequado, a inflamação pode agravar-se, originando abcessos. Neste caso, além da medicação, a mulher tem de ser submetida a uma cirurgia para se proceder à drenagem do(s) abcesso(s).

    Mas como em saúde o ideal é a prevenção, para evitar a inflamação dos seios, a mulher deve usar de higiene ao amamentar, descansar bastante e seguir uma dieta equilibrada e nutritiva.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X