Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Cuidados especiais após uma cesariana

Collapse
X
Collapse
  •  

  • Cuidados especiais após uma cesariana

    A cesariana implica sempre um risco para a mulher, a qual tende a perder, durante este procedimento, o dobro do sangue das mulheres que dão à luz pela vagina. Por conseguinte, a sua recuperação também tende a ser mais demorada.

    Cuidados especiais a ter

    A mulher que deu à luz por cesariana deve evitar forçar demasiado os músculos do abdómen, levantando objectos muito pesados, por exemplo. Isto porque, embora pequeno, existe o risco de abrir os pontos da incisão.

    Esta última, por sua vez, deve ser mantida limpa e seca e, de preferência, sob vigilância do médico, a fim de prevenir a ocorrência de infecção que, a acontecer, surge quase sempre quatro a seis dias depois da operação.

    Principais problemas

    Tal como no parto normal, a recuperação do parto por cesariana nem sempre é livre de dores. Muito pelo contrário.

    Regra geral, a mulher que dá à luz através de cesariana queixa-se, posteriormente, de:
    [*]Infecções do útero e/ou da bexiga - Uma em cada dez mães que tiveram os filhos por cesariana desenvolve infecções uterinas e urinárias, necessitando, na maioria dos casos, de tomar antibiótico para resolver a situação.
    [*]Flatulência - A acumulação de gases no estômago e nos intestinos pode provocar a distensão do abdómen e causar fortes dores à mulher. A solução do problema passa apenas pela tentativa de expulsar os gases acumulados.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X