Comunicação

Collapse
No announcement yet.

A depressão pós-parto

Collapse
X
Collapse

  • A depressão pós-parto

    Quase todas as mulheres se sentem deprimidas, desamparadas ou até assustadas nos primeiros dias, após o parto. No entanto, nalgumas mulheres essa reacção é mais intensa e prolongada.
    Click image for larger version

Name:	depressao.jpg
Views:	1
Size:	1.9 KB
ID:	3534364

    Definição do conceito


    A depressão pós-parto é uma situação clínica que atinge cerca de dez por cento das novas mães, podendo durar até um ano.

    Por sua vez, a percentagem de mulheres que desenvolve uma psicose pós-parto é mínima – uma em cada 1000. Ainda bem. Trata-se de uma rara e, habitualmente, perigosa manifestação da depressão pós-parto.

    Mas também existe a versão soft da depressão pós-parto, comummente designada por baby blues. Este anglicismo traduz-se, na prática, por uma ligeira forma de depressão que afecta entre 50 a 80 por cento das novas mães, poucos dias depois do parto.

    Este tipo de depressão dura, geralmente, não mais do que duas semanas. Durante esse tempo, a mulher sente-se ansiosa, com vontade de chorar por tudo e por nada e com dificuldades em adormecer. Regista ainda súbitas alterações de humor.

    Regra geral, basta uma boa dose de descanso e uma ajuda substancial na lida da casa e nos cuidados a ter com o bebé, para que estas mães fiquem mais animadas e recuperem do estado depressivo.

    Causas

    Os especialistas continuam sem saber explicar o porquê da depressão pós-parto. A única teoria avançada prende-se com a descida súbita dos níveis hormonais, imediatamente após o nascimento do bebé.

    Este facto pode, em parte, justificar a depressão pós-parto, mas esta situação está, igualmente, relacionada com outros aspectos da vida da mulher.

    Com efeito, é preciso não esquecer que cuidar de um bebé é altamente desgastante, tanto a nível físico como a nível psicológico, principalmente para aquelas mulheres que experimentam a maternidade pela primeira vez.

    É perfeitamente legítimo que estas mulheres se sintam um pouco perdidas e desorientadas no meio de tantas e novas responsabilidades.

    Tratamento

    Quando a mãe se revela incapaz de enfrentar as tarefas que o nascimento do bebé lhe exige e o companheiro e restantes familiares não conseguem ajudá-la a superar essa fase, talvez seja conveniente ponderar a hipótese de consultar um especialista.

    A mulher pode ter necessidade de expressar os seus sentimentos, além de precisar de orientação quanto à melhor maneira de lidar com a depressão pós-parto.

    À parte o acompanhamento e apoio psicológicos, o especialista pode sugerir um tratamento à base de comprimidos antidepressivos.

    Seja como for, uma coisa é certa: a depressão pós-parto é real e, a partir do momento em que seja identificada, é susceptível de tratamento. A mulher volta a ser como era antes e tudo se normaliza.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X