Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Marchar contra o excesso de peso

Collapse
X
Collapse

  • Marchar contra o excesso de peso

    A grávida carrega dentro de si um outro ser, no entanto a velha ideia de que tem de “comer por dois” é incorrecta e nefasta. Pelo menos três meses antes de tentar engravidar, a mulher deve aproximar-se o mais possível do peso ideal, tendo em conta a sua estatura.

    Aumento de peso na gravidez

    Durante a gravidez, a mulher de estatura média tende a aumentar entre nove a 12 quilos, devido a uma série de alterações que se verificam no organismo:
    • FETO – 3,2 quilos.
    • PLACENTA – 0,5 quilos.
    • LÍQUIDO AMNIÓTICO – ± 1 quilo.
    • ÚTERO – ± 1 quilo.
    • AUMENTO DO VOLUME SANGUíNEO – ± 1 quilo.
    • AUMENTO DO VOLUME DOS SEIOS – ± 1 quilo.


    Feitas as contas, cerca de 7,5 quilos de aumento de peso resultam directamente da gravidez. Os restantes correspondem a gordura e líquidos que se acumulam no organismo da grávida.

    Plano alimentar

    Por forma a que a balança não passe a ser o seu inimigo número um, deve seguir uma dieta equilibrada e variada, com elevado teor de hidratos de carbono complexos, ricos em fibras, fruta e legumes e baixo teor de gorduras saturadas.

    Este tipo de alimentação fornece as calorias e os nutrientes necessários à mãe e ao bebé, sem que a mãe adquira excesso de peso.

    Deve iniciar uma dieta deste género seis ou, no mínimo, três meses antes da concepção, até porque não é aconselhável emagrecer durante a gravidez, excepto sob vigilância médica, sob pena de privar o feto de nutrientes essenciais ao seu normal desenvolvimento.

    Exercício físico

    É essencial que a faça um esforço para se manter em forma, antes, durante e depois da gravidez.

    Na fase de planeamento da gravidez, também não deve deixar de praticar exercício físico. Andar a pé ou nadar, nem que seja só 20 minutos, por dia, é benéfico e ajuda-a a preparar-se para uma gravidez que se quer o mais saudável possível. De resto, a marcha e a natação podem (e devem) ser praticadas até ao nascimento da criança.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos mais Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X