Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/kj1dz8ps/public_html/forum/includes/vb5/template.php(404) : eval()'d code on line 5 A 13ª, 14ª, 15ª e 16ª semana de gestação - PinkBlue - O Forum das Mamãs e Bebés

Comunicação

Collapse
No announcement yet.

A 13ª, 14ª, 15ª e 16ª semana de gestação

Collapse
X
Collapse
  •  

  • A 13ª, 14ª, 15ª e 16ª semana de gestação

    A décima terceira semana marca o início do segundo trimestre. O feto tem as sua impressões digitais e é capaz de efectuar alguns movimentos reflexos.
    Click image for larger version

Name:	96467877.jpg
Views:	2
Size:	2.5 KB
ID:	3534365

    A décima terceira semana de gestação

    O feto mede cerca de 7,5 cm.

    Os olhos que, inicialmente, se encontravam bastante afastados um do outro, começam a aproximar-se. As orelhas também estão quase na sua posição final. Com estas alterações, o rosto já se parece mais com o rosto humano.

    Os rins expelem urina para a bexiga e o fígado produz bilis. As células nervosas multiplicam-se rapidamente e já se verificam impulsos neurológicos no cérebro.

    O feto tem alguns reflexos apurados: se tocar nas solas dos pés, os dedos curvam-se, se tocar nas palmas das mãos, os dedos fecham-se; se tocar nas pálpebras, os respectivos músculos comprimem-se.

    Agora que a grávida entrou no segundo trimestre de gestação, as alterações no seu corpo vão aumentando progressivamente, e em breve nenhuma das suas roupas lhe servirá. Torna-se necessário adquirir novas roupas, de preferência amplas e largas, que permitam liberdade de movimentos e não apertem o abdómen.

    A décima quarta semana de gestação

    O feto mede entre 7,5 e 10 cm, da cabeça às ancas, e já possui impressões digitais.

    Se a mulher estiver grávida de uma menina, por esta altura ela terá cerca de dois milhões de óvulos nos ovários! Quando nasce, esse número terá reduzido para um milhão e à medida que vai crescendo, o número continua a diminuir. Aos dezassete anos a menina terá cerca de 200.000 óvulos.

    É algures no segundo trimestre que diminuem, e em alguns casos até cessam, aquelas perturbações normais do início da gravidez, tais como os enjoos e os vómitos.

    Apesar do momento do parto ainda estar longe, é possível que os seios comecem a produzir colostro, que é o líquido que alimenta o recém-nascido nos primeiros dias de vida, antes do leite materno emergir.

    É visivel, a olho nú, que a mulher está grávida, mas a sua barriga ainda é relativamente pequena e não incomoda.

    A décima quinta semana de gestação

    O feto mede entre 10 e 11 cm.

    O corpo cresce mais rapidamente que a cabeça. O corpo do feto cobre-se de uma penugem, que desaparecerá antes do nascimento. Começam a nascer as sobrancelhas e algum cabelo, mas a cor não é necessáriamente a definitiva, pois na maior parte dos casos muda após o nascimento.

    O feto pode conseguir agarrar, franzir as sobrancelhas e até fazer caretas. Alguns até conseguem chuchar no dedo. Muitos investigadores entendem que estes e outros movimentos corresponderão, provavelmente, ao desenvolvimento dos impulsos cerebrais.

    A décima sexta semana de gestação

    O feto mede, em média, 11 cm da cabeça às ancas.

    As pernas crescem a um ritmo maior que os braços e são já mais compridas que estes. Os membros superiores, os inferiores, bem como as articulações movem-se.

    As unhas estão praticamente formadas. A partir desta altura, é possível identificar o sexo do feto através duma ecografia, já que os orgão genitais externos estão suficientemente desenvolvidos para que o técnico consiga identificar se é menino ou menina.

    Entre as 16 e as 20 semanas de gestação a grávida começa a sentir os movimentos do feto. Aquilo que possa parecer um estômago conturbado, é possível que seja o feto a movimentar-se.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X