Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/kj1dz8ps/public_html/forum/includes/vb5/template.php(404) : eval()'d code on line 5 A 17ª, 18ª, 19ª e 20ª semana de gestação - PinkBlue - O Forum das Mamãs e Bebés

Comunicação

Collapse
No announcement yet.

A 17ª, 18ª, 19ª e 20ª semana de gestação

Collapse
X
Collapse
  •  

  • A 17ª, 18ª, 19ª e 20ª semana de gestação

    A barriga da grávida é perfeitamente visível. É possível que a gestante comece a sentir os movimentos do seu bebé que, por vezes, são tão intensos que podem causar dificuldades em adormecer.

    Click image for larger version

Name:	93150803.jpg
Views:	1
Size:	2.1 KB
ID:	3534366

    A décima sétima semana de gestação


    O feto mede cerca de 12,5 cm de comprimento, da cabeça às ancas.

    Nas três semanas seguintes verificar-se-á um crescimento acelerado, nomeadamento ao nível do comprimento.

    O feto inala e expele líquido amniótico, e o sistema circulatório assim como o sistema urinário já funcionam.

    Os bebés, mesmo durante a sua estadia intra-uterina, já se revelam um brincalhões! É possível que, por esta altura, alguns já tenham descoberto o seu primeiro brinquedo: o cordão umbilical.

    De facto, puxar e agarrar o cordão umbilical é a sua brincadeira favorita. Por vezes, o feto pode agarrar o cordão com tanta força, que o oxigénio passa em menores quantidades que o normal. Porém, não é preocupante dado que o espaço de tempo em que o feto agarra o cordão é demasiado limitado para ser prejudicial.

    Por vezes, é provável que a grávida sinta dores ligeiras nas partes laterais do abdómen. Essas dores acontecem porque os ligamentos laterais do útero e as paredes pélvicas distendem-se para que possam acompanhar o crescimento do feto. Contudo, se essas dores persistirem durante vários dias ou aumentarem de intensidade, é conveniente consultar o obstetra.

    A décima oitava semana de gestação

    O feto mede, praticamente, 14 cm. O esqueleto é composto por cartilagem, que endurecerá mais tarde e de forma progressiva.

    É natural que já tenha ouvido o batimento cardíaco do feto em momentos anteriores. Esta é uma boa altura para voltar a ouvir as batidas do coração do feto, pois estas estão mais fortes e distintas, o que é possível através de um estetoscópio especial.

    Dado o crescimento do abdómen da mulher, devido ao aumento do tamanho do útero, o centro de gravidade da grávida alterou-se, o que pode provocar alguns desiquilibrios. Logo, será preferivel optar por sapatos confortáveis e com salto baixo, para evitar ou pelo menos diminuir a possibilidade de quedas, já que com sapatos de salto alto é dificil manter o equilibrio.

    A décima nona semana de gestação

    O feto mede, em média, 15 cm de comprimento.

    O tórax do feto efectua os movimentos tipicos da respiração mas, obviamente, não respira ar: apenas inala o líquido amniótico.

    Se a grávida estiver à espera de um menino, os seus orgãos genitais são claramente perceptíveis. Se for uma menina, o útero, as trompas de falópio e a vagina estão formadas.

    A vigésima semana de gestação

    O feto pode, à 20ª semana, medir até 16 cm.

    A produção de células nervosas diminuem à medida que as existentes crescem e se desenvolvem, estabelecendo ligações e conexões cada vez mais completas e complexas. As células nervosas do feto, que servem cada um dos cinco sentidos, desenvolvem-se, neste momento, na área do cérebro a que correspondem.

    Caso a grávida esteja à espera de uma menina, esta terá aproximadamente 6 milhões de óvulos nos seu ovários, mas no momento do nascimento esse número já terá reduzido para um milhão.

    Por esta altura, a futura mãe consegue sentir alguns dos movimentos do feto, especialmente quando este dá pontapés. Por vezes, o feto está tão inquieto que a grávida pode ter dificuldades em adormecer. A extrema e intensa actividade do feto durará, pelo menos, mais dez semanas, ou até o útero ficar demasiado apertado para que se consiga mover com tanta facilidade.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X