Comunicação

Collapse
No announcement yet.

A 21ª, 22ª, 23ª e 24ª semana de gestação

Collapse
X
Collapse

  • A 21ª, 22ª, 23ª e 24ª semana de gestação

    Em pleno segundo trimestre de gravidez, a gestante terá poucos ou até mesmo nenhuns desconfortos. O feto tem um tamanho razoável e o seu aparelho auditivo está cada vez mais apurado.

    A vigésima primeira semana de gestação

    O feto começa a a ganhar peso de forma mais consistente.

    Por esta altura, o feto é coberto por uma substância esbranquiçada e gordurosa, que tem por objectivo proteger a delicada pele do feto, durante a longa imersão no líquido amniótico.

    O feto engole quantidades razoáveis de liquido amniótico, o que se revela um bom treino para o sistema digestivo dado que o corpo absorve a água existênte no liquido e envia o restante para o intestino grosso.

    A grávida deve estar atenta quanto aos nutrientes que ingere. É importante que numa das suas consultas ao obstetra a grávida se certifique que está a ingerir quantidades suficientes de nutrientes essenciais ao desenvolvimento fetal, nomeadamente ferro, que é fundamental na produção de glóbulos vermelhos, por exemplo.

    A vigésima segunda semana de gestação

    O feto mede, aproximadamente 19 cm, da cabeça às ancas. Tem sobrancelhas e pálpebras.

    Dentro do útero, o feto consegue ouvir muito do que se passa no mundo exterior, pelo que esta é uma excelente altura para começar a falar, ler e até cantar e ouvir música para o feto. Há alguns estudos que demonstram que muitos dos recém-nascidos chucham com mais vigor quando ouvem uma história que lhes é familiar por a já terem ouvido inúmeras vezes durante a gestação.

    Caso a grávida pretenda testar esta tese, deve escolher um livro e lê-lo, vezes sem conta. E quando o bebé nascer, voltar a lê-lo e verificar a reacção do seu filho. Pode ser que se torne no seu livro favorito, quem sabe?!!

    Nesta altura, é provável que a grávida se volte a sentir fisicamente bem, pois a barriga ainda não está demasiado grande e os desconfortos usuais da gravidez terão, na sua maioria, desaparecido.

    A vigésima terceira semana de gestação

    O feto mede cerca de 20 cm. Quase parece um recém-nascido em miniatura, razoavelmente proporcional. A pele é ainda muito fina e encontra-se bastante enrrugada, algo que se vai atenuando à medida que o feto aumenta de peso, o que vai acontecendo de dia para dia.

    É possível distinguir com clareza os lábios. Os olhos estão formados, mas a iris ainda não tem cor. O pâncreas desenvolve-se de forma segura e constante.

    A grávida, que certamente já aumentou de peso, continuará a aumentar em média 250 gramas por semana.

    A vigésima quarta semana de gravidez

    O feto pesa pouco mais de meio quilo.

    Os vasos sanguíneos dos pulmões estão em pleno desenvolvimento para se prepararem para a importante função que é a da respiração. O aparelho auditivo continua a aperfeiçoar-se e o feto já consegue ouvir as batidas do coração da mãe e até distinguir a voz dela, ainda que os sons lhe cheguem distorcidos. Há estudos que indicam que os nascituros preferem música clássica.

    Se o bebé nascesse agora, graças aos avanços da medicina e da tecnologia, já teria algumas possibilidades de sobrevivência, desde que recebesse os cuidados médicos necessários.

    Por esta altura, algumas grávidas reparam que as suas gengivas sangram no momento de lavar os dentes. Outras, reparam que o seu umbigo está mais saliente, mas não há que o temer, pois após o parto voltam ao seu estado normal.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X