Comunicação

Collapse
No announcement yet.

A 25ª, 26ª, 27ª e 28ª semana de gestação

Collapse
X
Collapse

  • A 25ª, 26ª, 27ª e 28ª semana de gestação

    O feto começa a reagir a estímulos exteriores, nomeadamente quando se incide um foco de luz sobre a barriga da grávida, que está cada vez maior.

    A vigésima quinta semana de gestação

    A pele do feto continua fina e frágil. O cérebro desenvolve-se a um ritmo acelerado. Ainda tem pouca gordural corporal, mas continua a crescer e, progressivamente, vai aumentando de peso e ocupando o, ainda, amplo espaço dentro do útero materno.

    É natural que, por volta desta altura, surjam, na pele da grávida, linhas finas de cor avermelhada, que se dá o nome de estrias, especialmente na zona do abdómen, peito e ancas. Essas estrias, com o tempo, mudam de cor e tornam-se brancas. Se a grávida usar um bom soutien, com bastante apoio, ajuda a prevenir e minimizar o aparecimento de estrias no peito.

    Algumas mulheres sentem os olhos secos e sensiveis à luz. Para minimizar a secura nos olhos, recomenda-se o uso de lágrimas de conforto.

    A vigésima sexta semana de gestação

    O feto mede, sensivelmente, 23 cm da cabeça às ancas. Faz os movimentos próprios da respiração, mas não tem ar nos pulmões, o que é natural, pois está submerso em líquido amniótico.

    Se se apontar uma luz ao abdómen da grávida o feto reage, virando-se. Esta atitude significa, de acordo com investigadores, que o nervo optico está operacional.

    É natural que a grávida sinta dores e dormência nas mãos dedos e pulsos.

    É importante que, durante a gravidez, sejam efectuados diversos testes de rotina. Um desses testes é o da tolerância à glucose, a fim de verificar se a grávida sofre de diabetes gestacional.

    A vigésima sétima semana de gestação

    O feto mede cerca de 38 cm da cabeça aos pés, com as pernas esticadas, e 25,5cm da cabeça às ancas.

    Os olhos do feto começam a abrir por volta desta semana. Continua a “respirar” liquido amniótico, o que é um excelente treino para quando nascer. A reacção do feto ao som melhora, dado que o desenvolvimento da rede de nervos do ouvido está quase concluído.

    A partir desta semana a grávida pode começar a sofrer de prisão de ventre ou piorar, no caso de padecer desta doença. O melhor será beber muita água e fazer uma alimentação correcta, rica em fibras.

    A vigésima oitava semana de gestação

    O feto pesa entre 1,100 kg e 1,300 kg. Consegue abrir e fechar os olhos. Acorda e adormece a intervalos regulares e talvez chuche no dedo, se é que não o fazia já.

    Desenvolve-se mais tecido cerebral e as caracteristicas saliências no cérebro já se notam.

    Há especialistas que entendem que é por volta desta semana que o feto começa a sonhar.

    Algumas grávidas sentem, por vezes, no abdómen, uma sensação ritmada, parecida com cócegas: muito provavelmente o feto estará com soluços, o que não é preocupante nem dura muito tempo.

    O útero está maior, e situa-se bastante perto do diafragma, o que provocará, à mulher, algumas dificuldades em respirar. A partir de agora e até ao final da gestação, a grávida voltará a sofrer de bastantes incómodos, tais como cãibras, varizes, hemorroidas, entre outros.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos mais Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X