Comunicação

Collapse
No announcement yet.

A 29ª, 30ª, 31ª e 32ª semana de gestação

Collapse
X
Collapse

  • A 29ª, 30ª, 31ª e 32ª semana de gestação

    O feto continua a crescer e a desenvolver-se. O aumento de peso do feto e da grávida é cada vez mais evidente.
    Click image for larger version

Name:	96467877.jpg
Views:	2
Size:	2.5 KB
ID:	3534367

    A vigésima nona semana de gestação

    Por volta da 29ª semana de gravidez, o feto pesa quase 1,300 Kg. Mede, aproximadamente 26 cm da cabeça às ancas e quase 43cm contando o comprimento das pernas.

    Esta semana marca o início do terceiro trimestre, que dura até ao momento do parto, por volta da 40ª semana.

    Por esta altura, as unhas, que já estavam formadas, começam a surgir. O feto continua a reagir à luz: abre os olhos e vira a cabeça quando se apercebe de uma luz clara e brilhante vinda do exterior.

    A trigésima semana de gestação

    O feto pesa cerca de 1,360 kg e mede, da cabeça aos dedinhos dos pés, 43 cm.

    O esqueleto do feto, inicialmente composto apenas por cartilagem, continua a endurecer. O processo de maturação dos músculos e dos pulmões continua. O cérebro continua a desenvolver-se, desenvolvimento esse que está bastante acelarado. A cabeça do feto torna-se maior.

    Nas meninas, o clitóris está, por enquanto, saliente pois ainda não foi coberto totalmente pelo pelos lábios vaginais, o que só acontecerá nas últimas semanas de gestação.

    Nos meninos, por esta altura, os testículos descem até ao escroto.

    Nesta semana, a necessidade de consumo de nutrientes essenciais ao desenvolvimento fetal atinge o seu auge. É importante que a grávida, numa das suas consultas ao obstetra, se informe sobre se está a ingerir as quantidades necessárias de, por exemplo, ferro, ácido fólico, cálcio.

    A trigésima primeira semana de gestação

    É provável que, brevemente, o feto pare ou diminua o ritmo de crescimento em comprimento, mas continuará a aumentar de peso.

    Por esta altura, o feto tem sobrancelhas e pestanas, o que enquadra o seu rosto. O processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento do aparelho digestivo está quase concluído.

    O feto continua a abrir e fechar os olhos. É possível que consiga observar o que se passa no útero, distinguir a claridade da escuridão, e até determinar a origem de um foco de luz.

    O bebé está imerso em cerca de 0,85 l de líquido amniótico, e esta quantidade vai continuar a diminuir à medida que o bebé cresce.

    A grávida continua a sentir, e agora de forma mais constante, dificuldades em respirar, dado que o bebé continua a crescer, o que faz com que o útero aumente de tamanho e pressione o diafragma.

    A trigésima segunda semana de gestação

    À 32ª semana o feto pesará, em média, 1,800 kg. Os orgãos continuam o seu normal processo de crescimento, desenvolvimento e maturação.

    Progressivamente, o feto vai aumentando de peso, pelo que o seu corpo vai ficando mais “cheínho”. Finalmente, o tamanho dos braços, das pernas e do corpo em geral está proporcional ao tamanho da cabeça.

    A partir de agora, é provável que o feto passe a movimentar-se menos no útero, já que o espaço começa a escassear, face ao seu crescimento.



    A grávida, durante este último trimestre de gestação, aumentará, em média, 450 g por semana.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X