Comunicação

Collapse
No announcement yet.

A 33ª, 34ª, 35ª e 36ª semana de gestação

Collapse
X
Collapse

  • A 33ª, 34ª, 35ª e 36ª semana de gestação

    3 trimestre

    A grávida está em pleno terceiro trimestre e, muito provavelmente, voltará a sofrer de inúmeras perturbações. O feto continua o seu processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento.


    A trigésima terceira semana de gestação

    O feto pesa, aproximadamente, 2 kg e mede quase de 48 cm da cabeça aos pés.

    Inala líquido amniótico, de forma a praticar exercícios de respiração e exercitar os seus pulmões que, contudo, só estarão totalmente desenvolvidos pouco tempo antes do nascimento.

    Há bebés que, por esta altura, já têm bastante cabelo, enquanto que outros têm pouco ou nenhum.

    Se a grávida estiver à espera de um menino, este é o momento mais comum em que os testículos descem para o escroto, ainda que tal possa já ter acontecido por volta da 30ª semana, ou venha a acontecer mais tarde, até mesmo após o nascimento.

    A grávida aumenta quase 0,5 kg a cada semana que passa. Este aumento considerável de peso reside no facto de o próprio bebé aumentar, nas sete semanas que antecedem o parto, cerca de metade do peso que terá à nascença.

    3 trimestre

    A trigésima quarta semana de gestação

    À 34ª semana de gravidez, o feto pesará cerca de 2,200 kg e medirá, aproximadamente, 48 cm da cabeça aos pés.

    Os ossos do bebé continuam o seu processo de endurecimento, à excepção do crânio, cujos ossos ainda não fecharam completamente e, ao cimo, está mole. Tem uma razão de ser, pois visa facilitar o acto do nascimento, em especial a passagem da cabeça.

    A pele começa a perder o intenso tom avermelhado que possuía até aqui, e a ficar menos enrugada, dado o aumento de peso.

    A partir desta semana, o bebé começa a preparar-se para o nascimento, nomeadamente colocando-se na posição cefálica, especialmente no caso de uma primeira gravidez. Quanto às grávidas que já tiveram filhos, a mudança de posição pode ocorrer mais tarde, nomeadamente na semana em que ocorre o parto ou apenas quando este começa.

    É comum que, a partir desta semana, os pés e os tornozelos da grávida inchem com maior frequência, especialmente no final de cada dia. Porém, se notar inchaços nas mãos e na face, a grávida deve consultar o médico rapidamente, pois pode ser um sinal de pré-eclâmpsia.


    A trigésima quinta semana de gestação

    Alguns bebés medem quase 50 cm, mas não todos, e o peso ronda os 2,400 Kg. - é importante que o bebé continue a aumentar de peso. A típica “gordura de bebé” é essencial pois esta tem um importante papel na regulação da temperatura corporal após o nascimento.

    Em caso de parto prematuro, um bebé com 35 semanas de gestação, têm excelentes hipóteses de sobrevivência.

    A maior parte das grávidas começa a sentir dormência na região pélvica. Isto acontece porque o peso crescente do bebé pressiona os nervos existentes nessa zona do corpo.


    A trigésima sexta semana de gestação

    O bebé pesa, aproximadamente, 2,700 kg e o seu tamanho varia, em média, entre os 46 e os 50 cm.

    O fígado funciona praticamente a 100%, e os rins terminaram o seu processo de desenvolvimento.

    A barriga está cada vez maior, dado o crescimento constante do bebé. O próprio espaço dentro do útero começa a ficar algo apertado, de forma a que, quando o bebé se mexe e movimenta, por vezes é possível ver saliências na barriga da grávida que corresponderão ao cotovelo, pé, ou até mesmo à cabeça do bebé.

    O útero está situado imediatamente abaixo das costelas, o que continua a dificultar a respiração.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X