Comunicação

Collapse
No announcement yet.

A 37ª, 38ª, 39ª e 40ª semana de gestação

Collapse
X
Collapse

  • A 37ª, 38ª, 39ª e 40ª semana de gestação

    A gravidez está a chegar ao fim e o bebé pode nascer a qualquer momento.

    A trigésima sétima semana de gestação

    O bebé continua a aumentar de peso, cerca de 400 gramas por dia, e nesta semana pesará, sensivelmente, 2,900 kg.

    A partir desta semana, a grávida começa a sentir uma maior pressão na zona do baixo ventre, e a reparar que o bebé vai descaindo no seu útero. Com isto, os pulmões e o estômago ficarão um pouco aliviados, pelo que comer e respirar será menos difícil.

    Um bebé que nasça antes das 38 semanas ainda é considerado, clinicamente, prematuro. Deixa de o ser se nascer após a 38ª semana.

    A trigésima oitava semana de gestação

    O bebé pesa, aproximadamente, 3, 100 Kg.

    Muitos bebés têm bastante cabelo em toda a cabeça. Contudo, a cor não é necessáriamente a cor definitiva, nem sequer a mesma de um dos progenitores. Outros bebés, não têm sequer um fio de cabelo.

    O bebé já se terá colocado na posição pélvica, com a cabeça situada, rodeada e protegida pelos ossos pélvicos.

    A penugem e a substância esbranquiçada e gordurosa que envolvia o bebé desaparece. Aliás, o bebé ingere a maior parte de ambas as substâncias, que ficam armazenadas nos intestinos e que constituirão o primeiro movimento intestinal do recém-nascido.

    A trigésima nona semana de gestação

    À 39ª semana de gravidez o bebé pesará entre 3,100 e 3,400 Kg, sendo certo que, em regra, os meninos são um pouco mais pesados que as meninas.

    Apesar de já ter atingido um peso bastante razoável, continuará a aumentar de peso e a armazenar gordura, o que ajudará a regular a temperatura corporal do bebé após o nascimento.

    Os pulmões ainda não atingiram o estádio de pleno desenvolvimento, mas os restantes orgãos sim.

    A quadragésima semana de gestação

    Em média, o bebé já medirá entre 50 e 51 cm, e pesa cerca de 3,400 Kg.

    Esta é a última semana de gestação pelo que o parto pode acontecer a qualquer momento.

    Um dos sinais de trabalho de parto é a ruptura da bolsa de águas. Porém, este rompimento acontece menos vezes do que se possa pensar.

    Caso o bebé não nasça esta semana, não há que se preocupar pois é algo que acontece em muitos casos, e o obstetra pode sempre optar por induzir o parto.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X