Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/kj1dz8ps/public_html/forum/includes/vb5/template.php(399) : eval()'d code on line 5 A 5ª, 6ª, 7ª e 8ª semana de gestação - PinkBlue - O Forum das Mamãs e Bebés

Comunicação

Collapse
No announcement yet.

A 5ª, 6ª, 7ª e 8ª semana de gestação

Collapse
X
Collapse
  •  

  • A 5ª, 6ª, 7ª e 8ª semana de gestação

    O embrião possui a génese dos principais orgãos que, a partir de agora, vão iniciar o seu processo de desenvolvimento.

    A quinta semana de gestação

    O embrião que cresce no útero materno tem, nesta altura, o tamanho de uma semente de maçã. O embrião está dividido em três camadas, que se transformarão nos orgãos e tecidos do feto.

    A primeira camada aloja o tubo neural, a partir do qual se desenvolverá o cérebro, a medula, o sistema nervoso e a espinha dorsal.

    Na camada central começa a desenvolver-se o coração e o sistema circulatório.

    A terceira camada aloja a génese dos pulmões, dos intestinos e do sistema urinário.

    Já em funcionamento está a versão inicial da placenta e do cordão umbilical, ambos responsáveis pelo fornecimento da alimentação e do oxigénio ao bebé.

    A sexta semana de gestação

    O coração do embrião já pulsa e bombeia sangue, e depressa conseguirá encontrar uma batida mais regular.

    O próprio embrião mede sete milímetros e parece-se com um girino, mas a partir desta semana começa a desenvolver-se com relativa rapidez.

    Os rins e o fígado começam a crescer. Os intestinos desenvolvem-se e o apendice está concluído. É também por esta ocasião que os membros superiores e inferiores começam a germinar.

    Abaixo da abertura que, mais tarde, se tornará na boca, existem pequenas dobras de onde o pescoço e o maxilar inferior se desenvolverão.

    Começam a formar-se as formações faciais e já se conseguem distinguir as narinas. As retinas também iniciam a sua formação.

    A sétima semana de gestação

    Por esta altura, o embrião é do tamanho de um pequeno feijão, cerca de 1,25 cm. Proporcionalmente, o pequeno embrião apresenta uma cabeça maior que o corpo.

    Continua o processo de formação das formações faciais: pequenas aberturas onde se situarão as narinas, manchas escuras no lugar onde se desenvolverão os olhos, e dois buracos que marcam o posicionamento das orelhas.

    Nesta semana, já são mais evidentes as saliências que se tornarão nas pernas e nos braços. As mãos e pés do embrião parecem pequeninas membranas.

    A glândula pituitária desenvolve-se e os músculos também. O coração do embrião bate a uma velocidade de 150 batidas por minuto, o que é duas vezes superiores à de um adulto. Infelizmente, por enquanto, ainda não é possível ouvir o coração.

    É também nesta semana que o embrião efectua os seus primeiros movimentos, que ainda não são, contudo, perceptíveis pela grávida. Só no segundo trimestre será possível à gestante sentir os movimentos do seu filho.

    A oitava semana de gestação

    O embrião mede cerca de 1,9 cm. É possível distinguir os dedos dos pé e das mãos, que aparentam estar colados uns aos outros, como se de pequenas membranas se tratassem.

    O figado produz elevadas quantidades de glóbulos vermelhos, até que a medula se constitua e assuma este papel que é, de facto, o seu.

    A oitava semana de gestação marca o início de uma fase de rápido e importante crescimento.

    Partes fundamentais do corpo humano, como o cérebro e o coração, continuam o seu desenvolvimento, tornando-se mais especializados, para os preparar para o desempenho das suas importantes funções. O palato e os dentes começam a formar-se. A pele é fina como o papel e as suas veias são claramete visiveis.

    A grávida está em pleno primeiro trimestre, logo é perfeitamente natural que ela sinta os desconfortos próprios da gravidez, tais como vómitos e enjoos.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X