Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/kj1dz8ps/public_html/forum/includes/vb5/template.php(399) : eval()'d code on line 5 A 9ª, 10ª, 11ª e 12ª semana de gestação - PinkBlue - O Forum das Mamãs e Bebés

Comunicação

Collapse
No announcement yet.

A 9ª, 10ª, 11ª e 12ª semana de gestação

Collapse
X
Collapse
  •  

  • A 9ª, 10ª, 11ª e 12ª semana de gestação

    A partir de agora, o embrião passa a ser chamado de feto e, no final da 12ª semana, os órgãos estão constituídos, mas ainda necessitam de passar por um intensa processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento.
    Click image for larger version

Name:	97871691.jpg
Views:	1
Size:	2.6 KB
ID:	3534368

    A nona semana de gestação

    O pequeno ser que está a ser gerado deixa de ser considerado um embrião e passa a ser designado de feto. O feto mede, aproximadamente, 2,5 cm.

    Esta é uma importante semana, pois é a partir de agora que orgãos, nervos e músculos começam a desenvolver-se, aperfeiçoar-se e a funcionar, tendo em conta as limitaçõs do respectivo estádio de desenvolvimento.

    As mãozitas já dobram no pulso e as pálpebras começam a cobrir os olhos.

    As alterações verificam-se não apenas no útero da grávida. As alterações fisicas na mulher já se tornam evidentes externamente: os seios aumentam de volume, pelo que a mulher sentirá a necessidade de usar um soutien maior e com um apoio especial; a cintura tende a desaparecer, pelo que algumas das roupas já não servirão.

    A décima semana de gestação

    Às dez semanas de gestação, o feto mede, sensivelmente, 3,7 cm.

    Os tornozelos formaram-se, os pulsos estão mais desenvolvidos, e já é possível identificar claramente os dedos das mãos e dos pés. Os braços continuam a crescer e dobram ao nível dos cotovelos.

    A parte interna do ouvido está formada. As pálpebras estão fechadas e não abrirão antes das vinte e sete semanas.

    É por agora que os orgãos genitais se começam a formar, se bem que ainda não seja possível identificar o sexo do feto mediante a realização de uma ecografia.

    A placenta já se desenvolveu o suficiente para sustentar a maior parte da produção hormonal.

    É natural que, nesta altura, a grávida sofra de alterações emocionais: num momento está felicissima e no outro está profundamente triste.

    A décima primeira semana de gestação

    O feto mede, da cabeça às ancas, entre 4,2 e 5 cm.

    A cada dia que passa, é possível identificar novas evoluções do feto, até mesmo pequenos detalhes como o início da formação das unhas dos dedos.

    Alguns orgãos vitais como os intestinos, pulmões, rins, fígado e cérebro estão formados e operacionais, mas o seu processo de desenvolvimento não terminou. Vai-se prolongar por muitas semanas. Com a ajuda de um estétoscópio especial, é já possível ouvir as batidas do coração do feto.

    A cabeça do feto é, porém, desproporcionada relativamente ao resto do corpo, pois tem praticamente metade do tamanho total do feto. A testa está situada muito ao alto da cabeça e é bastante saliente.- Pode parecer estranho, mas este é um estado absolutamente normal do desenvolvimento. Com o tempo, adquirirá uma aparência normal.

    A décima segunda semana de gestação

    O feto mede, sensivelmente, 6 cm. Já estão constituídos todos os orgãos e partes do corpo, que a partir de agora se vão desenvolver e aperfeiçoar. Os dedos dos pé e das mãos já não estão juntos e sim totalmente separados.

    No útero, o feto movimenta-se com facilidade. Os seus movimentos são tão fluídos que, segundo alguns, mais parecem um autêntico ballet aquático.

    A partir de agora, a principal tarefa do feto e nos próximos seis meses é crescer e fortalecer-se, de forma a conseguir sobreviver fora do útero quando a gestação chegar ao fim.

    No que respeita á grávida, pode surgir um linha escura vertical no abdomén. O útero materno está situado acima dos ossos pélvicos, e o obstetra consegue senti-lo através dum exame externo.

    Depois desta semana, os riscos de aborto espontâneo diminuem substâncialmente, assim como o risco de malformações.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X