A nona semana de gestação
O pequeno ser que está a ser gerado deixa de ser considerado um embrião e passa a ser designado de feto. O feto mede, aproximadamente, 2,5 cm.
Esta é uma importante semana, pois é a partir de agora que orgãos, nervos e músculos começam a desenvolver-se, aperfeiçoar-se e a funcionar, tendo em conta as limitaçõs do respectivo estádio de desenvolvimento.
As mãozitas já dobram no pulso e as pálpebras começam a cobrir os olhos.
As alterações verificam-se não apenas no útero da grávida. As alterações fisicas na mulher já se tornam evidentes externamente: os seios aumentam de volume, pelo que a mulher sentirá a necessidade de usar um soutien maior e com um apoio especial; a cintura tende a desaparecer, pelo que algumas das roupas já não servirão.
A décima semana de gestação
Às dez semanas de gestação, o feto mede, sensivelmente, 3,7 cm.
Os tornozelos formaram-se, os pulsos estão mais desenvolvidos, e já é possível identificar claramente os dedos das mãos e dos pés. Os braços continuam a crescer e dobram ao nível dos cotovelos.
A parte interna do ouvido está formada. As pálpebras estão fechadas e não abrirão antes das vinte e sete semanas.
É por agora que os orgãos genitais se começam a formar, se bem que ainda não seja possível identificar o sexo do feto mediante a realização de uma ecografia.
A placenta já se desenvolveu o suficiente para sustentar a maior parte da produção hormonal.
É natural que, nesta altura, a grávida sofra de alterações emocionais: num momento está felicissima e no outro está profundamente triste.
A décima primeira semana de gestação
O feto mede, da cabeça às ancas, entre 4,2 e 5 cm.
A cada dia que passa, é possível identificar novas evoluções do feto, até mesmo pequenos detalhes como o início da formação das unhas dos dedos.
Alguns orgãos vitais como os intestinos, pulmões, rins, fígado e cérebro estão formados e operacionais, mas o seu processo de desenvolvimento não terminou. Vai-se prolongar por muitas semanas. Com a ajuda de um estétoscópio especial, é já possível ouvir as batidas do coração do feto.
A cabeça do feto é, porém, desproporcionada relativamente ao resto do corpo, pois tem praticamente metade do tamanho total do feto. A testa está situada muito ao alto da cabeça e é bastante saliente.- Pode parecer estranho, mas este é um estado absolutamente normal do desenvolvimento. Com o tempo, adquirirá uma aparência normal.
A décima segunda semana de gestação
O feto mede, sensivelmente, 6 cm. Já estão constituídos todos os orgãos e partes do corpo, que a partir de agora se vão desenvolver e aperfeiçoar. Os dedos dos pé e das mãos já não estão juntos e sim totalmente separados.
No útero, o feto movimenta-se com facilidade. Os seus movimentos são tão fluídos que, segundo alguns, mais parecem um autêntico ballet aquático.
A partir de agora, a principal tarefa do feto e nos próximos seis meses é crescer e fortalecer-se, de forma a conseguir sobreviver fora do útero quando a gestação chegar ao fim.
No que respeita á grávida, pode surgir um linha escura vertical no abdomén. O útero materno está situado acima dos ossos pélvicos, e o obstetra consegue senti-lo através dum exame externo.
Depois desta semana, os riscos de aborto espontâneo diminuem substâncialmente, assim como o risco de malformações.