Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/kj1dz8ps/public_html/forum/includes/vb5/template.php(404) : eval()'d code on line 5 Preparar o nascimento do bebé - PinkBlue - O Forum das Mamãs e Bebés

Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Preparar o nascimento do bebé

Collapse
X
Collapse
  •  

  • Preparar o nascimento do bebé

    Mesmo antes de o bebé nascer, é preciso tomar algumas medidas. É importante que esteja preparada para receber o mais novo membro da família.

    O quarto

    Lembre-se de que é aqui que o seu bebé vai passar grande parte do tempo, e por isso o quarto deve ser um local acolhedor e sossegado. Quer o bebé tenha um quarto só para si, quer ocupe um cantinho no quarto dos pais, o seu espaço deve ser preparado e decorado com antecedência, ou seja, antes de o bebé nascer.

    Em primeiro lugar, é preciso avaliar o espaço que tem disponível e verificar se são necessárias algumas obras, como mudar o chão ou pintar as paredes. No que diz respeito ao chão, convém evitar as alcatifas e tapetes, pois são uma fonte de sujidade e de ácaros, o que pode vir a desencadear reacções alérgicas no bebé. Tacos soltos, chão encerado ou tapetes escorregadios também não são convenientes, pois podem provocar tropeções e quedas, que são um perigo, especialmente se estiver com o bebé ao colo.

    A iluminação é outro factor a ter em conta: se for possível, o quarto do bebé deve receber muita luz natural. Quando isso não acontece, pode optar por colocar vários focos de luz, que não devem incidir directamente no bebé. Há candeeiros que dispõem de regulador de intensidade, o que é particularmente útil para as visitas e mamadas nocturnas. E no que diz ainda respeito à parte eléctrica, é importante colocar protecções de segurança em todas as tomadas.

    Quando passar à decoração do quarto, é aconselhável escolher cores suaves e quentes, que tornam o espaço bastante acolhedor. Os tradicionais azul e rosa são sempre boas opções.

    Para decorar as paredes, pode usar os mais diversos tipos de enfeites, decalques e quadros, de preferência de tamanhos grandes para que o bebé os possa ver com facilidade.

    No que diz respeito ao mobiliário, não são precisas muitas peças. Necessitará apenas de um armário ou cómoda para guardar as roupinhas, um lugar para o bebé dormir, que pode ser uma alcofa ou um berço, e ainda um local onde vestir o bebé e colocar os artigos de higiene e as fraldas.

    Caso opte por comprar uma alcofa para deitar o bebé, lembre-se de ter em consideração alguns aspectos importantes de segurança: a alcofa deve ter fundo plano e rígidos e bordos altos e acolchoados para impedir que o bebé caia e se magoe. É também importante que a alcofa tenha espaço suficiente, de forma a que a criança não se sinta restringida nos seus movimentos. Tenha em conta que a alcofa só deve ser utilizada enquanto o bebé não se move por si próprio. A partir desse momento, o bebé deve passar a dormir num berço, pois oferece uma maior segurança.

    Quando adquirir um berço, deve também levar em conta as questões de segurança: é fundamental que o estrado seja de látex ou de madeira, plano e rígido, e as grades laterais devem ter uma altura média de 60 cm. Se uma das grades laterais for móvel, verifique de que tem um fecho de segurança que uma criança não consiga abrir, nem mesmo acidentalmente. A distância entre as grades deve ser pequena, não mais de 10 ou 12 cm, para que não haja o risco de o bebé prender a cabeça entre elas.

    Brinquedos

    Os brinquedos vão variando de acordo com a idade do bebé e um recém-nascido necessita apenas de se acostumar ao novo meio que o rodeia. Por isso, talvez não tenha de se preocupar em demasia com a compra de brinquedos antes da chegada do bebé, salvo algumas excepções.

    Contudo, a partir das seis ou sete semanas de vida, os bebés começam a tomar uma atenção especial aos sons e a ser atraídos por coisas brilhantes e com muitos movimento. Por essa razão, e preparando-se para este momento, pode adquirir, por exemplo, uma roca, um mobile para pendurar no berço e bonecos de cor viva em material não tóxico e suficientemente grandes para não poderem ser engolidos.

    A partir dos seis e até aos doze meses, os brinquedos mais adequados já serão outros, tais como cubos,bonecos ou animais de pano. Dos doze aos dezoito meses, pode diversificar ainda mais e adquirir outras coisas como triciclos sem pedais, objectos de tamanhos diversos que encaixem uns nos outros ou brinquedos que se possam arrastar. Dos dezoito aos vinte e quatro meses o bebé já vai gostar de brincar com bolas, carros, comboios, bonecas, e livros de histórias com muitos desenhos. Lembre-se de que todos os brinquedos têm de cumprir as normas de segurança vigentes na União Europeia, portanto não deixe de procurar a etiqueta “CE” na altura de comprar um brinquedo para o seu bebé.

    Cabe aos pais optar por comprar os brinquedos antecipadamente, ou ir comprando à medida que o bebé vai crescendo. Contudo e apesar de não ser necessário comprar muitos brinquedos imediatamente, há alguns que pode comprar com antecedência, como as rocas, chupetas e o mobile que se pendura em cima no berço, pois o seu bebé vai poder brincar e desfrutar destes brinquedos desde muito cedo.

    As roupinhas

    Naturalmente que o seu bebé vai precisar de se vestir logo que nasça, portanto é importante que compre antecipadamente algumas peças de vestuário essenciais para um recém nascido. No momento de comprar as roupinhas do bebé, tenha em conta a qualidade e a quantidade das peças, e lembre-se de que o bebé cresce a um ritmo rápido e as roupinhas deixarão de lhe servir com relativa rapidez.

    Para que nada lhe falte quando o seu bebé nascer, aqui fica uma lista das peças indispensáveis para os primeiros tempos, que convém comprar com antecedência:
    • Fraldas descartáveis ou de doze a dezoito fraldas de pano e duas calças plásticas forradas.
    • Quatro camisas interiores e seis babygrows ou, se preferir, seis cueiros e seis calças.
    • Seis casaquinhos e um xaile.
    • Dois vestidos ou fatos de recém-nascido e seis babetes.
    • Seis botas ou meias.


    Aproveite as últimas semanas de gravidez para se dedicar a todos estes preparativos. Isso fará diminuir a sua tensão – muito natural nesta altura – para além de garantir que, quando chegar, o seu bebé vai encontrar tudo o que precisa.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X