Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Toxoplasmose

Collapse
X
Collapse
  •  

  • Toxoplasmose

    gatos gravidez toxoplasmose

    Esta é uma doença que, podendo ser transmitida através da placenta, pode prejudicar gravemente o feto. Daqui que, seja necessário ter cuidados especiais durante a gravidez para não a contrair ou, contraindo, tratá-la adequadamente.


    Conceito de toxoplasmose

    A toxoplasmose é uma doença causada por um parasita que se encontra, normalmente, nas fezes dos gatos. Também alguns pássaros e outros animais, legumes crus contaminados, bem como carne crua ou mal cozinhada, podem ser portadores do parasita causador desta doença.

    Esta doença manifesta-se através de febre, arrepios de frio, dores musculares, fadiga e inchaço dos gânglios linfáticos do pescoço. Estes sintomas surgem duas ou três semanas após a exposição ao parasita, mas alguns adultos infectam-se sem revelarem qualquer sintoma.


    Riscos para o bebé

    A toxoplasmose não apresenta riscos para a grávida, mas pode apresentá-los para o feto, especialmente se a doença for contraída no primeiro trimestre de gestação. O bebé pode nascer com problemas de visão, com atraso mental, com peso abaixo do normal e icterícia, entre outras complicações. Felizmente que, só uma mulher em cada mil contrai toxoplasmose durante a gravidez.


    Como evitar a doença

    A grávida não deve comer carne crua nem mal cozinhada, nem legumes crus, a menos que sejam por ela cuidadosamente lavados, em água corrente abundante. Depois de manusear carne não cozinhada, deve lavar sempre muito bem as mãos.

    Quem tem gatos não os deve pegar ao colo próximo da face, nem partilhar com eles a cama, lençois e cobertores. Deve lavar bem as mãos depois de brincar com os gatos, usar luvas de borracha quando despeja o caixote com as fezes ou, de preferência, pedir a alguém que o faça. O gato deve ser mantido dentro de casa ou, caso não seja possível, impedi-lo de caçar pássaros e ratos, pois também estes podem ser hospedeiros da doença. O melhor seria que, durante este período, colocasse o gato à guarda de algum familiar ou amigo.

    É também recomendável que se leve o gato ao veterinário, com o objectivo de se verificar se é portador ou não da doença. Em caso afirmativo, a grávida deve pedir a alguém que cuide do gato até cessar o risco de infecção, que dura mais ou menos seis semanas.

    carne crua evitar durante a gravidez

    Realização do teste


    Para sossegar o seu espírito, poderá fazer uma análise ao sangue para saber se está ou não imune à doença.

    Se a análise detectar a presença de anti-corpos no sangue, significa que a grávida está imune. Caso contrário precisa de ter cuidado para não contrair a doença. Caso não esteja imune, a análise será repetida ao longo da gravidez e se, entretanto, essa análise tiver resultado positivo, significa que contraiu a toxoplasmose.

    Como tratamento, terá de efectuar uma terapêutica à base de antibióticos, para diminuir os riscos para o bebé.

    É possível, através da amniocentese, verificar se o feto contraiu ou não a doença.

    Também depois do parto, o sangue do bebé pode ser analisado para saber se tem toxoplasmose, especialmente se evidencia alguns dos sintomas. Em caso positivo, receberá tratamento antibiótico adequado.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X