Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Um rabinho limpo e seco

Collapse
X
Collapse
  •  

  • Um rabinho limpo e seco

    Por mais absorventes que sejam as fraldas utilizadas no bebé, estas acabam, eventualmente, por deixar vestígios de urina na sua pele delicada e este facto pode ter consequências menos agradáveis na sua higiene e saúde.

    Click image for larger version  Name:	92074549.jpg Views:	492 Size:	28.4 KB ID:	3534372
    Eritema das fraldas

    É comum muitos bebés apresentarem uma vermelhidão anormal na pele, geralmente nas regiões do corpo cobertas pelas fraldas - área genital, pregas das coxas e nádegas.

    Este rubor designa-se por eritema das fraldas que, caso não seja devidamente tratado, pode agravar-se e ter efeitos graves na saúde do bebé.

    A criança pode, por exemplo, contrair uma alergia cutânea (eczema) que agrava o eritema. Por outro lado, podem aparecer áreas infectadas por bactérias ou por fungos, sobretudo quando a pele está gretada.

    Como tratar

    A melhor prevenção para o eritema das fraldas é manter o rabinho do bebé limpo e seco. Como? Mudando frequentemente as suas fraldas.

    Há, no entanto, casos especiais de pele muito delicada. Assim, embora os pais sejam extremamente diligentes na hora de mudar a fralda, o bebé pode ter uma pele particularmente sensível, o que favorece o aparecimento do eritema.

    Também pode acontecer o bebé ser alérgico às <a href="http://www.pinkblue.com/centro/frames.asp?pesquisar=1&keyword=fraldas descartáveis" target="_top">fraldas descartáveis</a>. Nestes casos, os pais devem passar a utilizar fraldas de pano ou então experimentar uma <a href="http://www.pinkblue.com/centro/frames.asp?pesquisar=1&keyword=kooshies" target="_top">outra marca</a> de fraldas descartáveis. Geralmente, a primeira opção é mais viável.

    O eritema das fraldas deverá estar completamente curado ao fim de três ou quatro semanas após o início do tratamento, por vezes até em menos tempo.

    Se a erupção persistir, agravar ou propagar-se por outras regiões do corpo, é de todo aconselhável consultar o <a href="../servicos/lista.asp?IDServico=6&tipo=saude&top=0" target="bottom">pediatra</a>. Este irá certamente receitar uma <a href="../centro/frames.asp?IDProduto=242" target="_top">pomada anti-séptica</a>, um antibiótico ou um agente fungicida para tentar eliminar o problema. Não experimente tratamentos sem o seu conselho.

    Como prevenir

    Como já foi referido, a melhor defesa contra o eritema da fraldas é manter o rabinho do bebé sempre limpo e seco. Eis cinco passos a seguir para atingir este objectivo:
    • Mude a fralda do bebé o mais rapidamente possível, sempre que houver indícios de urina e/ou fezes.
    • Limpe cuidadosamente toda a área genital do bebé, com <a href="http://www.pinkblue.com/centro/frames.asp?pesquisar=1&keyword=toalh" target="_top"</a>toalhetes adequados</a> ou simplesmente com água e sabonete de glicerina ou de óleo de amêndoas doces.
    • Seque bem o rabinho do bebé.
    • Aplique uma pomada ou <a href="http://www.pinkblue.com/centro/frames.asp?pesquisar=1&keyword=creme" target="_top">creme protector</a> no rabinho do bebé antes de colocar uma nova fralda.
    • Evite apertar demasiado as fraldas, o que dificulta a circulação do ar. O rabinho do bebé deve poder “respirar”, ou “arejar”.
    • A introdução dos alimentos sólidos na alimentação do bebé, deve ser intervalada, ou seja, deverá introduzir um alimento de cada vez e esperar uns dias até introduzir um outro. Desta forma, é mais fácil determinar se o eritema está de algum modo relacionado com uma reacção alérgica do bebé a um determinado alimento.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X