Comunicação

Collapse
No announcement yet.

O que acontece ao bebé depois de nascer?

Collapse
X
Collapse

  • O que acontece ao bebé depois de nascer?

    Logo que dá à luz um bebé, a mãe não pode desejar outra coisa senão tê-lo nos braços. No entanto, é importante que compreenda que, antes de mais nada, há que garantir a saúde e o bem estar do bebé. E por isso mesmo ele tem de passar por alguns procedimentos de rotina.

    Pegar no bebé logo após o nascimento

    Claro que esta é a sua maior vontade, mas lembre-se de que nem sempre as circunstâncias o permitem. É natural que se for submetida a uma cesariana, com anestesia geral, não pode pegar no seu bebé logo que ele nasce. Por outro lado, se tiver um parto vaginal normal e o bebé não tiver qualquer problema que obrigue a socorrê-lo de imediato, pode pegar-lhe por uns breves instantes, se a equipa médica permitir.

    Após o nascimento, a maior preocupação da mãe é saber se ele está bem. E para que a equipa médica lhe possa responder é necessário realizar uma série de testes que irão confirmar, ou não, aquilo que mais deseja ouvir: “O seu bebé está bem e é saudável!”. Certamente que ouvirá esta notícia com grande alegria e é claro que vale a pena esperar mais um pouco para ter o seu bebé ao colo.

    O que acontece ao bebé depois do nascer

    Logo que nasce, o bebé é seco e agasalhado para evitar que apanhe frio. O primeiro banho fica para um pouco mais tarde. Logo no primeiro minuto de vida é-lhe feito o teste de Apgar, que se volta a repetir ao fim de cinco minutos. Seguem-se os cuidados com os olhos do bebé. Colocam-se algumas gotas, para proteger os olhos de alguma bactéria a que o bebé possa ter estado exposto no canal do parto, e em alguns hospitais chega mesmo a ser feito um exame mais aprofundado, em especial nos casos em que a mãe sofre de gonorreia. De seguida cuida-se do narizinho do bebé, limpando as fossas nasais de forma a que possa respirar melhor.

    Estes procedimentos realizam-se sempre, quer o bebé tenha nascido de parto vaginal normal ou por cesariana. Porém, se o bebé é prematuro ou se existirem sinais de que tem algum tipo de problema, é imediatamente reanimado na sala de partos e, de seguida, levado para a unidade de neonatologia, onde lhe prestarão os cuidados necessários a uma rápida recuperação.

    Algum tempo depois de ter sido realizado o segundo teste de Apgar, normalmente o bebé vai para o colo da mãe, que por vezes é mesmo incentivada a tentar dar-lhe de mamar.

    De seguida, o bebé é levado pela equipa médica para que se tomem mais alguns cuidados:


    Depois de toda esta rotina, vai voltar a ter o seu bebé ao pé de si para que, de imediato, comece a familiarizar-se com os cuidados, técnicas e métodos para cuidar dele da melhor forma. Hoje em dia, na maior parte dos hospitais e maternidades, o bebé fica no mesmo quarto que a mãe, durante todo o tempo de estadia, e não em enfermarias ou berçários. Só no caso de ter algum problema e necessitar de vigilância especial é que o bebé passará a maior parte do tempo nos cuidados de neonatologia.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X