Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Os perigos da cafeína

Collapse
X
Collapse

  • Os perigos da cafeína

    A partir do momento em que decidir aumentar família deverá ter a preocupação de reduzir o consumo de cafeína. Embora moderação seja mesmo a palavra-chave, os médicos elogiam a grávida que opta por riscar a cafeína dos seus hábitos diários.

    Os efeitos da cafeína no organismo

    A maioria das pesquisas até agora realizadas indicam que quantidades moderadas de cafeína não constituem por si só um perigo para a mãe e/ou para o bebé.

    No entanto, mais de 400 miligramas de cafeína por dia pode ser prejudicial à grávida e ao feto. Porquê?
    • Porque a cafeína é um estimulante, ou seja, leva ao aumento do ritmo cardíaco e do metabolismo da mulher, o que pode constituir, segundo determinados estudos, um factor de stress para o bebé.
    • Porque também é um diurético, pois provoca a perda de água e outros fluídos e cálcio, essenciais para uma gravidez saudável. São estes líquidos que permitem a produção do leite materno.
    • Porque dificulta a absorção do ferro pelo organismo e caso a cafeína seja consumida uma hora depois da refeição, essa capacidade sofre uma quebra de 40 por cento.
    • Porque o feto absorve a cafeína, expelindo-a mais lentamente que o adulto, pelo que os recém-nascidos podem apresentar sintomas de privação (dores de cabeça, irritabilidade e letargia).
    • Estudos recentes defendem que o consumo excessivo de cafeína pode aumentar as possibilidades de aborto e anomalias no feto. Existe uma teoria que diz que a cafeína afecta a ovulação ao causar alterações nos níveis hormonais, dificultando a concepção.
    • O excesso de cafeína pode causar, igualmente, tremores, suores, palpitações, respiração acelerada e falta de sono, além de induzir crises de enxaqueca.


    Produtos que contêm cafeína

    O café é a fonte de cafeína mais conhecida, mas o chá, os chocolates, as colas e certos medicamentos para tratamento de constipações, alergias e alívio de dores também a contêm.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X