Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/kj1dz8ps/public_html/forum/includes/vb5/template.php(399) : eval()'d code on line 5 O décimo terceiro, décimo quarto e décimo quinto mês de idade. - PinkBlue - O Forum das Mamãs e Bebés

Comunicação

Collapse
No announcement yet.

O décimo terceiro, décimo quarto e décimo quinto mês de idade.

Collapse
X
Collapse
  •  

  • O décimo terceiro, décimo quarto e décimo quinto mês de idade.

    A destreza manual evolui rapidamente, e manifesta-se, nomeadamente, na tentativa de usar a colher e em algumas brincadeiras.

    O décimo terceiro mês

    Com esta idade, os bébés já andam por si. Alguns, ainda necessitam de apoio, pelo que se agarram à mobília para conseguir andar. Isto não é preocupante, significa apenas que vão demorar um pouco mais até conseguir andar sem qualquer tipo de dependência.

    Na verdade, há crianças que só o conseguem fazer quanto têm dezassete ou dezoito meses. Mas, realmente, muitos bébés já andam sozinhos, mais cedo, sem necessitarem de qualquer tipo de apoio ou ajuda. - Esta mobilidade recentemente descoberta, confere ao bébé uma maior independência, dado que pode ir até onde a sua curiosidade o levar.

    Significa também uma grande alegria para os pais, mas também preocupações acrescidas: Receiam que vá para a rua ou mexa onde não deve, que se magoe, etc. É altura de redobrar a vigilância, sem contudo aperrear a criança. Alguns acidentes domésticos que se iniciam nesta idade devem-se à inadvertência dos adultos e podem ter alguma gravidade.

    A habilidade e agilidade manual é, também, cada vez maior. Uma das suas brincadeiras favoritas é colocar brinquedos e objectos dentro uns dos outros. Muitos já fazem uns rabiscos no papel!

    Na hora das refeições, o bebé é capaz de usar uma colher, se bem que ainda não domine totalmente a complicada técnica de levar a comida á boca com ela. É também por esta altura que o bébé começa a comer menos. De facto, a quantidade de comida ingerida começa a ser menor e variável, e até já demonstra preferências relativamente a alguns alimentos. Entre o nascimento e o primeiro aniversário os bébés costumam triplicar de peso e crescer cerca de 25 cm. No entanto, entre o primeiro e o segundo aniversário a taxa de crescimento é mais reduzida e começa a perder a típica gordura de bébé que todos os bebés saudáveis possuem.

    Dá a conhecer os seus desejos e vontades, de forma cada vez mais explícita, seja através de gestos, seja através de algum vocabulário que já possua, se bem que este ainda seja bastante reduzido. Já percebe bastantes palavras simples que são usadas no dia-a-dia.

    Toma muita atenção ao que faz e é capaz de o repetir inúmeras vezes, pois a sua memória ainda não está suficientemente desenvolvida.

    É altura dos pais verificarem o calendário da vacinação.

    O décimo quarto mês

    Caso o bébé já tenha começado a dar os primeiros passos, é nesta altura que começa a andar para trás. Consegue estar de pé sem qualquer tipo de ajuda e, muito provavelmente, baixa-se e ergue-se de seguida, voltando á posição inicial.

    Já diz várias palavras e está em contínua e permanente aprendizagem. Gosta de dizer “Adeus” com as suas mãos e adora brincar com bolas, especialmente acompanhado, fazendo-as rolar de uma para outra pessoa. É a brincar que o bebé aprende sobre o mundo.

    Está cada vez mais curioso, e revela uma particular apetência por aquilo que não o deixam fazer. Logo, é fundamental que se mantenham os objectos frágeis fora do seu alcance e que a casa seja um ambiente seguro para ele.

    No que respeita à comida, a criança continua a tentar utilizar a colher, e fá-lo cada vez melhor. A sua curiosidade manifesta-se também na hora das refeições, pois o bébé gosta de mexer na comida com as mãos para sentir a sua textura.

    A criança terá muito provavelmente um especial carinho por algum ou alguns brinquedos, particularmente nos momentos em que se encontra privado da companhia dos pais, uma vez que esses brinquedos lhe dão uma sensação de conforto e segurança.

    Décimo quinto mês

    Com esta idade, o bébé já saberá andar com desenvoltura e, como brincadeira, gosta especialmente de puxar algum ou alguns brinquedos enquanto anda. É provável que já consiga andar para trás.

    Já tem um vocabulário relativamente razoável.

    Finalmente, já utiliza a colher com sucesso e, talvez, já tenha chegado o momento de começar a utilizar o garfo.

    Aos quinze meses o temperamento próprio já se revela com alguma clareza, bem como as suas características como individuo: tímido ou sociável, brincalhão ou sério. Há, contudo, algo que é relativamente comum a muitos bébés nesta fase e que dura algum tempo e que consiste na constante repetição da palavra “não”. - Não há que ficar preocupado na medida que esta é apenas uma forma da criança se afirmar e de se reconhecer. Uma boa estratégia para tentar diminuir os “nãos ” do bébé será os próprios pais dizerem o que é proibido sem utilizar essa palavra.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X