Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/kj1dz8ps/public_html/forum/includes/vb5/template.php(399) : eval()'d code on line 5 O décimo sexto, décimo sétimo e décimo oitavo mês de idade - PinkBlue - O Forum das Mamãs e Bebés

Comunicação

Collapse
No announcement yet.

O décimo sexto, décimo sétimo e décimo oitavo mês de idade

Collapse
X
Collapse
  •  

  • O décimo sexto, décimo sétimo e décimo oitavo mês de idade

    O bebé anda cada vez melhor, e não pára quieto: já diz algumas palavras, ou pelo menos assim parece.

    Décimo sexto mês

    Quatro meses depois do seu primeiro aniversário, a criança é um mestre na complexa arte de rabiscar! Começa a demonstrar interesse em subir e descer escadas, ainda que não o consiga fazer sozinha e tenha, por exemplo, alguma dificuldade em ajuizar sobre a altura do degrau.

    Adora empilhar blocos, é capaz de identificar correctamente partes do corpo quando questionado sobre elas e de colocar o dedo junto aos lábios e dizer “Shiuu”.

    Coopera espontaneamente, e com vontade, no momento de vestir. É comum que, nesta altura, a criança demonstre vontade em ajudar nas tarefas domésticas, porém ainda não consegue desempenhar com sucesso todas as tarefas a que se propõe.

    Quer subir para o colo da mãe, quando esta está sentada, mas é algo que apresenta um certo grau de dificuldade, nomeadamente porque os seus pés tropeçam um no outro.

    Alguns bebés, quando se irritam ou quando os irritam, têm aquilo que nos parece a nós, pequenas fúrias: choram compulsivamente, gritam, batem o pé, sem qualquer controlo. - São reações normais de birra e são a única forma que a criança encontra para libertar os seus sentimentos. O melhor a fazer, nestas ocasiões, é ter paciência e tentar confortá-la.

    Décimo sétimo mês

    Por esta altura, o bebé já domina algumas palavras, conseguindo até fazer algumas combinações, mas grande parte são ininteligíveis.

    Talvez já consiga tirar alguma peça de roupa por si próprio.

    Consegue reconhecer semelhanças e diferenças nos objectos. Há bebés que gostam de dividir ou juntar por côr, forma ou tipo. No caso das meninas, às vezes, podem querer dar de comer às bonecas.

    Se a palavra “Não” ainda não se tornou a palavra favorita, certamente que terá chegado o momento.

    Esta é uma boa altura para iniciar o ensino de boas-maneiras à criança, caso ainda não tenha começado. De cada vez que ele lhe traga algo, diga “Obrigada”., quando lhe pedir para fazer algo, não se esqueça do “Por Favor”. É fundamental demonstrar a importância do respeito isto é, que aquelas e outras expressões têm um significado efectivo e não são palavras ocas.

    À medida que vai crescendo, a necessidade e vontade de dormir com frequência vai diminuindo. Por esta altura, para alguns bebés duas sestas por dia são demais, mas só uma ainda é insuficiente, e ainda levará algum tempo de adptação até fazer uma única sesta diária.

    Por esta altura os pais devem ter especial atenção ao calendário de vacinação.

    Décimo oitavo mês

    Aos dezoito meses, o bebé anda muito bem. Consegue subir escadas, com ajuda, e adora trepar a mobília.

    Tocar e girar botões e maçanetas que estão ao seu alcance são, para muitos bebés, uma brincadeira divertida. Alguns tentam pontapear bolas, mas nem sempre o conseguem. Outros gostam de dançar ao som da música.

    A memória da criança vai melhorando e desenvolvendo-se. Já consegue pensar em objectos que não estão presentes. Deixa de ficar confuso se alguém esconder um brinquedo enquanto ele olha, e depois, sem que o bebé perceba, colocá-lo noutro sítio. A criança irá procurar o brinquedo e, quando não o encontra, não desiste e continua à procura.

    Impôr disciplina e limites é importante, especialmente a partir de agora, em que a sua capacidade de entendimento já é maior e está em permenente progresso.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X