Comunicação

Collapse
No announcement yet.

O décimo nono, vigésimo e vigésimo primeiro mês de idade

Collapse
X
Collapse
  •  

  • O décimo nono, vigésimo e vigésimo primeiro mês de idade

    A criança aprende a correr. Aumenta a curiosidade sobre si e sobre os outros. O seu vocabulário melhora, assim como a própria autonomia.

    O décimo nono mês

    Aos dezanove meses, a criança é capaz de reconhecer quando algo não está completo ou quando não corresponde à verdade: quando falta um braço ao seu peluche ou quando se troca o nome a alguém que ela conhece.

    O vocabulário do bebé continua a aumentar e a juntar palavras. Contudo, é ainda difícil compreender grande parte do que é dito pela criança. De facto, talvez apenas se consiga perceber menos de metade do que é dito.

    Brincar é uma actividade fundamental para a criança, pois estimula as suas capacidades fisicas e sociais. Por exemplo: é importante que brinque perto de outras crianças, ainda que nesta altura não costumem brincar umas com as outras, nomeadamente porque partilhar é um conceito que ainda não compreendem por inteiro.

    O vigésimo mês

    A criança já consegue correr, ainda que não muito bem. Sobe escadas sozinha, mas necessita da ajuda de alguém para as descer. As muitas tentativas de pontapear que o bébé vem fazendo desde há algum tempo começam a sortir efeito e chutar uma bola é algo que faz com algum sucesso. Porém ainda não descobriu o quão divertido é saltar.

    Algumas crianças, quer para experimentarem, quer para se sentirem importantes, batem, puxam e mordem as outras. Nestas situações, os pais devem ser firmes com os seus filhos demonstrando que aqueles comportamentos são incorrectos, mas nunca devem retaliar, isto é, nunca devem bater na criança como castigo, até porque podem estar a enviar a mensagem de que bater não faz mal.

    As crianças são por natureza curiosas. Essa curiosidade estende-se também às suas próprias partes intimas, pelo que não é invulgar ver crianças mais pequenas a mexer ou brincar com essas partes do corpo. Não é motivo de preocupação, a menos que se repita incessantemente. Quando a criança tem este tipo de comportamento em público é de facto um momento muito embaraçoso para os pais, que lhe devem explicar que não o deve fazer, mas sem o recriminar.

    O vigésimo primeiro mês

    Demonstra interesse em ajudar nas tarefas domésticas, e desejam utilizar, para tal, os seus próprios objectos de brincadeira, como cadeiras, mesas, chávenas, etc.

    Algumas crianças conseguem vestir alguma peça de roupa, lavar e limpar as mãos, e até, lavar os dentes, mas com ajuda.

    A partir de agora, mas sendo um processo que se terá iniciado há já algum tempo atrás, a criança é capaz de reconhecer quando tem necessidade de urinar, mas não significa necessáriamente, pelo menos para algumas, que já esteja na altura de usar o bacio.

    A inflexibilidade e rigidez nas preferências e escolhas são uma caracteristica nas crianças desta idade. Logo, se ela prefere doce de morango não a obrigue a comer doce de laranja. No entanto, há que ser firme face às situações que são inegociáveis, nomeadamente aquelas que dizem respeito à segurança da criança.

    Se se estabelecer, e cumprir, uma rotina diária para a hora da sesta, das refeições e de deitar, facilitar-se-á a vida dos pais dado que a criança já saberá o que a espera todos os dias, pelo que deverá oferecer menos resistência.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X