O mais novo elemento da família é, sem dúvida, o centro das atenções. Desde o momento do nascimento, o seu bem-estar, saúde e desenvolvimento são preocupações constantes de todos os que o rodeiam, especialmente os pais.
O primeiro mês de idade
Ao primeiro mês de idade, o bebé começa a explorar o seu próprio corpo, e os braços e as pernas são as suas primeiras descobertas. Os pais podem encorajar o seu filho nestas suas explorações. Para tanto podem, por exemplo, pegar nos braços do bebé e colocá-los à sua frente, de forma a que os possa ver.
Os músculos do pescoço do bebé começam a fortalecer-se, pelo que o bebé já consegue, ainda que por breves momentos, levantar ligeiramente a cabeça, em especial se estiver deitado de barriga para baixo e com braços e pernas flectidos, que é a posição mais usual nesta altura.
Contudo, é de referir que a quase totalidade dos movimentos executados não passam de meros reflexos instintivos e involuntários. Um bom exemplo, é quando o bebé aperta os dedos com força, quando algo é colocado na sua mão.
Com um mês de idade, alguns bebés já fazem alguns barulhinhos, até parecem uns pombinhos a arrulhar! Porém passam a maior parte do tempo a dormir, sentindo-se reconfortados, metendo a mão fechada e os dedos na boca a chuchar.
É também nesta altura que muitos bebés conseguem reconhecer a mãe e o pai, bem como demonstrar esse mesmo reconhecimento, nomeadamente através da reacção que têm para com eles, que é distinta daquela que têm face a estranhos.
Conseguem também distinguir uma ou duas pessoas pela voz.
O bebé começa a aprender a focar ambos os olhos e a detectar objectos em movimento, durante alguns períodos de tempo, mas apenas se estiverem a uma distância de vinte a trinta centímetros. Porém, ainda não consegue seguir movimentos verticais.
Os bebés, nesta fase da vida, preferem olhar para objectos e desenhos com cores contrastantes como o vermelho e amarelo ou o preto e o branco.
Os pais podem colocar música para o seu filho, a fim de estimular o desenvolvimento auditivo.
O segundo mês de idade
No segundo mês, o bebé já consegue coordenar um pouco melhor os seus movimentos. Já consegue agarrar, voluntariamente, objectos durante alguns momentos. Abrir e relaxar as mãos já não são meros reflexos e consegue virar-se de um lado para o outro.
É por esta altura que o bebé começa a controlar a cabeça: quando está deitado de barriga para baixo, consegue levantar a cabeça por alguns momentos; quando está de barriga para cima, já roda a cabeça de um lado para o outro, ainda que muito ligeiramente. Quando está sentado, já lhe é possível manter a cabeça direita, ainda que por meros instantes e não de forma muito firme.
O bebé começa a desenvolver preferências por objectos com cores, tons, e formas mais complexos, em detrimento de objectos de formas simples de cores básicas e contrastantes. - Deixe o seu bebé ver e mexer numa maior variedade de objectos. Já existem muitos brinquedos adequados a bebés de dois meses, pelo que há um grande leque de opções.
Alguns bebés, já dormem a noite quase toda. Infelizmente isto não acontece com todos, nem sequer com a maioria, já que muitos continuam a querer fazer pelo menos uma refeição durante a noite. Porém, é certo que os períodos de tempo que o bebé passa a dormir já são maiores, bem como o tempo que passa acordado.
É muito possível que o primeiro verdadeiro sorriso do bebé se verifique por volta dos dois meses e dirigido às pessoas que conhece. Este é um momento inesquecivel, e que os pais recordarão para sempre.
É também por volta dos dois meses que o bebé consegue seguir com os olhos um objecto que esteja no seu campo de visão.
Comunicação
Collapse
No announcement yet.
O primeiro e o segundo mês de idade
Collapse
-
Criado por:
Equipa Editorial PinkBlue
- Publicado: 18-11-2000, 01:00
- 0 comentários
X
Collapse
Categorias
Collapse
Tags Artigos
Collapse
- A alimentação (24)
- Aconselhamento (20)
- A saúde do seu bebé (33)
- Carreira e família (6)
- Desenvolvimento e aprendizagem (41)
- Factores de risco (9)
- Fertilidade (18)
- Moda e beleza (9)
- Novos papás (6)
- O parto (22)
- O plano de gravidez (11)
- Os acessórios (29)
- Os primeiros cuidados (25)
- Precauções durante a gravidez (14)
- Preparativos (18)
- Primeiros cuidados (17)
- Problemas durante a gravidez (11)
- receitas (110)
- Recuperação e saúde pós-parto (13)
- Regresso à normalidade (8)
- Saúde e nutrição pré-natal (44)
- Saúde e visitas ao pediatra (29)
- segurança (25)
- Uma nova família (5)
- Visitas ao obstetra (21)
Artigos Recentes
Collapse
-
por pbadminA roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
-
Secção: A Gravidez e o Parto
06-03-2019, 13:26 -
-
por pbadmin
Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).
Quando é que é necessário...-
Secção: A Gravidez e o Parto
06-03-2019, 13:20 -
-
por pbadminA gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
-
Secção: A Gravidez e o Parto
06-03-2019, 13:11 -
-
por pbadmin
Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...-
Secção: A Gravidez e o Parto
06-03-2019, 13:03 -
-
por pbadminO útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.
O que é o falso trabalho de parto?...-
Secção: A Gravidez e o Parto
06-03-2019, 12:30 -
-
por pbadmin
Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...-
Secção: A Gravidez e o Parto
06-03-2019, 12:25 -