A coordenação motora desenvolve-se e essa evolução nota-se. Qualquer progresso do bebé é, naturalmente, uma grande alegria para todos aqueles que lhe querem bem.
O terceiro mês de idade
Há uma melhor coordenação motora, a nível das mãos, pés e braços. O bebé já consegue agitar os braços e as pernas. As articulações da anca e dos joelhos estão mais flexíveis.
Consegue juntar as mãos, abri-las, alcançar objectos e bater nas coisas com força, relativa, claro! Os pais devem encorajar o seu bebé. Para tal podem pegar em algum brinquedo e colocá-lo perto do alcance do filho para ver se ele tenta agarrá-lo. Nesta idade distraem-se também a olhar para as suas próprias mãos.
Ao terceiro mês, o bebé, já se consegue manter sentado durante alguns minutos, ainda que para tal necessite de apoio. Quando está sentado, consegue manter a cabeça firme e erecta durante mais algum tempo, mas ainda sem grande firmeza.
Quando está deitado de barriga para baixo, o bebé tenta, e já consegue, manter a cabeça elevada, assim como parte do peito. - Parece que está a fazer mini-flecções!
Se o bebé, aos três meses não consegue levantar a cabeça, deve consultar o pediatra.
A partir desta altura, o sono do bebé começa a regularizar-se. Alguns bebés já dormem a noite inteira o que, até aos doze meses, significa seis horas por noite, ainda que ocasionalmente possam acordar com fome. No entanto, também é verdade que muitos bebés ainda não dormem toda a noite, só o fazendo a partir do sexto mês.
Aos três meses, o bebé já consegue reconhecer, claramente, a mãe e o pai. É a partir desta idade que começa a distinguir quem é quem, e começa a demonstrar preferências. É também muito provável que, quando ouve a voz dos que lhe estão mais próximos, nomeadamente da mãe, já dirija directamente o seu olhar para ela.
É capaz de sorrir espontaneamente e responder às vozes conhecidas com sons espontâneos.
Há quem entenda que esta é uma altura propicia para estimular o desenvolvimento verbal, dado que há alguns estudos que relacionam a inteligência à quantidade de palavras ouvidas durante o primeiro ano de vida. Os pais devem, pois, falar muito com o bebé e podem, inclusive, ler-lhe histórias, mesmo que eles não entendam. Se os pais do bebé falam línguas diferentes e querem que o seu filho aprenda ambas, devem então falar com ele repetindo cada frase em ambas as línguas, ou cada um pode falar na sua própria língua.
O tacto deve, igualmente, ser estimulado. Para tanto, coloque o seu filho em contacto com objectos de diversos materiais, desde que inofensivos e à “prova de bebé”, claro!
É muito provável que, nesta altura, o bebé comece a interagir com as outras pessoas, e até com ele próprio. O bebé reage à sua própria imagem reflectida no espelho, nomeadamente sorrindo.
O quarto mês de idade
Olha com mais atenção as próprias mãos e dedos. Já é capaz de alcançar e agarrar objectos com as duas mãos, ainda que nem sempre o consiga à primeira tentativa. Uma vez agarrado qualquer objecto, o passo seguinte é levá-lo à boca, logo há que ter muita atenção.
Quando está deitado de barriga para baixo, o bebé já consegue levantar, firmemente, a cabeça e os ombros, utilizando os braços como apoio. Estando deitado de barriga para baixo, consegue rolar até ficar de lado, e vice versa. - Os pais podem estimular o seu bebé, colocando um brinquedo no lado para o qual ele se costuma virar.
Aos quatro meses, o estômago do bebé está maior, pelo que não necessita de comer com tanta frequência, mas não deixa de ganhar peso. É normal que, nesta altura, a atenção do bebé se disperse durante a alimentação, pois está mais atento aos estimulos exteriores, o que pode tornar as horas de refeição um pouco mais difíceis.
Normalmente, os médicos só recomendam o consumo de alguns alimentos sólidosa partir do quarto mês no caso do bebé estar a ser alimentado a biberão ou a partir do sexto mês se o bebé estiver a ser alimentado ao peito. Mas há pais que estão tão ansiosos pela chegada desse momento, que o antecipam para esta altura, começando a dar papas e purés ao seu bebé, já que o aparelho digestivo se encontra mais desenvolvido. Contudo, é aconselhável não o fazerem antes da altura indicada porque pode vir a desenvolver no bebé alergias.
Há bebés que iniciam a sua dentição de leite aos quatro meses, se bem que seja pouco frequente. Mas se tal acontecer, o bebé começa a babar-se mais do que o costume e a ficar rabugento devido às dores.
Por esta altura o bebé já tem a capacidade de brincar sozinho, nomeadamente com as mãos e pés, ainda que apenas durante alguns minutos.
Há investigadores que entendem que, aos quatro meses, o bebé já entende alguns sons básicos. Entre os quatro e os seis meses começa a desenvolver a capacidade de emitir alguns sons, tais como “mã”, se bem que ainda não relacione o som à pessoa. É capaz de repetir alguns sons básicos como “boo”.
Os bebés vêm as cores desde o momento do seu nascimento, mas têm dificuldades em distinguir cores parecidas como o vermelho e o laranja. Porém, entre o segundo e o quarto mês, começam a distinguir cores e tonalidades semelhantes. Neste momento, é natural que o bebé prefira cores primárias e fortes.
Por esta altura o bebé reage à presença, à voz e até às expressões faciais daqueles que lhe estão mais próximos, nomeadamente da mãe. Para tal, movimenta as pernas e os braços. Agora, o bebé torna-se um pouco mais selectivo, pois até aqui distribuía sorrisos a toda a gente. Quando rodeado por pessoas estranhas ou num grupo grande, necessita de algum tempo para se habituar e ambientar, se bem que, quando está ao colo da mãe, goste de interagir com outros, especialmente crianças.
É também por volta desta altura que o bebé se começa a manter desperto durante mais tempo e a estar a tento a pormenores que o rodeiam.
Comunicação
Collapse
No announcement yet.
O terceiro e o quarto mês de idade
Collapse
-
Criado por:
Equipa Editorial PinkBlue
- Publicado: 02-01-2001, 01:00
- 0 comentários
X
Collapse
Categorias
Collapse
Tags Artigos
Collapse
- A alimentação (24)
- Aconselhamento (20)
- A saúde do seu bebé (33)
- Carreira e família (6)
- Desenvolvimento e aprendizagem (41)
- Factores de risco (9)
- Fertilidade (18)
- Moda e beleza (9)
- Novos papás (6)
- O parto (22)
- O plano de gravidez (11)
- Os acessórios (29)
- Os primeiros cuidados (25)
- Precauções durante a gravidez (14)
- Preparativos (18)
- Primeiros cuidados (17)
- Problemas durante a gravidez (11)
- receitas (110)
- Recuperação e saúde pós-parto (13)
- Regresso à normalidade (8)
- Saúde e nutrição pré-natal (44)
- Saúde e visitas ao pediatra (29)
- segurança (25)
- Uma nova família (5)
- Visitas ao obstetra (21)
Artigos Recentes
Collapse
-
por pbadminA roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
-
Secção: A Gravidez e o Parto
06-03-2019, 13:26 -
-
por pbadmin
Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).
Quando é que é necessário...-
Secção: A Gravidez e o Parto
06-03-2019, 13:20 -
-
por pbadminA gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
-
Secção: A Gravidez e o Parto
06-03-2019, 13:11 -
-
por pbadmin
Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...-
Secção: A Gravidez e o Parto
06-03-2019, 13:03 -
-
por pbadminO útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.
O que é o falso trabalho de parto?...-
Secção: A Gravidez e o Parto
06-03-2019, 12:30 -
-
por pbadmin
Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...-
Secção: A Gravidez e o Parto
06-03-2019, 12:25 -