Comunicação

Collapse
No announcement yet.

O quinto e o sexto mês de idade

Collapse
X
Collapse

  • O quinto e o sexto mês de idade

    O aumento da força e a vontade de tudo colocar na sua pequenina boca são apenas algumas das caracteriscas fundamentais do quinto e sexto mês de idade.

    O quinto mês de idade

    Com esta idade, o bebé está mais activo.

    Quando está deitado, o bebé consegue mudar de posição, com relativa facilidade. É possível que já se consiga sentar sozinho, ainda que por breves instantes. - Significa que a sua força está a aumentar.

    Consegue agarrar objectos, cada vez com mais frequência, e tenta levá-los à boca. Consegue manter a cabeça levantada e firme, quando sentado direito. Se está deitado sobre a barriga já lhe é possível levantar a cabeça e o peito, com a ajuda dos braços.

    Já consegue ver o que se passa à sua volta. Agita e levanta os bracitos antes de lhe pegarem ao colo.

    Faz uma nova descoberta: os dedos dos pés! Adora brincar com eles, tocar-lhes e, sobretudo, levá-los à boca.

    Por esta altura, os pais devem tentar fazer, pelo menos, uma refeição juntamente com o seu filho. Este pode começar a demonstrar interesse pelos alimentos sólidos que os outros comem.

    Já consegue identificar e tomar atenção a objectos pequenos e detectar objectos em movimento. Além disso, identifica algo sem o ver por inteiro. Começa a distinguir diferenças de cores e tons.

    Os sons tornam-se fundamentais. Identifica a origem dos sons que ouve. É possível que o bebé observe atentamente os lábios da mãe e tente imitar alguns sons como “mmm”. Alguns bebés com esta idade reconhecem o som correspondente ao seu próprio nome.

    Distrai-se com facilidade, especialmente quando confrontado com uma pluralidade de estímulos, por exemplo, num supermercado.

    Como com esta idade os bebés não falam, eles adoptam outra forma de comunicar e expressar os seus desejos. Fazem diferentes sons para diferentes necessidades. Nos primeiros meses, os bebés não conseguem expressar os seus sentimentos, designadamente amor, mas agora essa situação começa a mudar.

    Aos cinco meses, os bebés demostram uma ligação próxima com a sua mãe, quando levanta os braços para ser pegado ao colo, e quando chora nas alturas em que a mãe o deixa. Já abraça, beija e sorri espontaneamente.

    Começa a acordar mais cedo e a estar desperto muito mais tempo.

    O sexto mês de idade

    Aprendeu a, rebolar quando deitado de costas. Alguns sentam-se sozinhos, se bem que outros bebés só o consigam fazer por volta dos nove meses.

    O bebé possui já um controlo sobre os movimentos da sua mão e agarra firmemente alguns objectos. Nesta altura, vai iniciar a aprender a passá-los de uma mão para a outra, pelo menos até descobrir que largar algo é tão divertido quanto segurar. Apesar de já estar neste nível de desenvolvimento, não é ainda possível saber se é canhoto ou dextro.

    Utiliza os seus sentidos, especialmente a visão e o tacto, na descoberta do mundo.

    A capacidade de comunicação evolui rapidamente. Consegue emitir alguns sons de uma silaba só, tais como “ma” ou “pa”, ou quaisquer outras combinações. Os pais devem encorajar os filhos. Para tanto, devem falar com eles, devagar e de forma clara, utilizando frases curtas. Também podem apontar e identificar objectos pelo nome respectivo e ler para o bebé. Em muitos bebés o seu primeiro dente rompe nesta idade.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X