Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Fetos múltiplos

Collapse
X
Collapse

  • Fetos múltiplos

    A notícia de uma gravidez múltipla tanto pode ser uma fonte de alegria como de preocupações acrescidas. Regra geral, representa ambas. Uma coisa é certa: raramente se trata de um facto planeado, ainda que, sendo um factor de características hereditárias, a gravidez múltipla seja bastante vulgar nas famílias com esse antecedente.

    Desconfortos deste tipo de gravidez

    Carregar no ventre gémeos, trigémeos ou mais, obriga a mulher a consultar com maior regularidade o seu médico, na medida em que a sua condição implica cuidados mais atentos e específicos.

    Como é que se sente fisicamente uma grávida de fetos múltiplos? Geralmente, nada bem.

    Se ao longo de uma gravidez normal (um feto) é inevitável a ocorrência de um conjunto de desconfortos mais comuns, então numa gravidez múltipla estes desconfortos são sentidos a dobrar.
    • Náuseas.

      A gravidez múltipla tende a provocar fortes enjoos seguidos, normalmente, de vómitos, nos primeiros três meses. A solução é comer pouco, mas várias vezes ao dia e beber grandes quantidades de líquidos.
    • Dores nas costas.

      A mulher grávida de gémeos deve ter um especial cuidado com a postura e evitar carregar ou levantar coisas demasiado pesadas.
    • Cansaço.

      A grávida de fetos múltiplos tem tendência para cansar-se mais facilmente; um aspecto que poderá ser agravado com a presença de níveis de anemia. O segredo é descansar o mais possível e tomar suplementos de ácido fólico e ferro.
    • Indigestão.

      O estômago da grávida encontra-se comprimido contra o diafragma, o que lhe dificulta a digestão. Para evitar este tipo de mal-estar, a mulher deve fazer pequenas refeições, várias vezes ao dia.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X