Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Comunicar a gravidez no local de trabalho

Collapse
X
Collapse
  •  

  • Comunicar a gravidez no local de trabalho

    comunicar a gravidez

    Primeiro vem a sensação de euforia, a alegria, a satisfação e o desejo de partilhar a boa notícia com quem mais se gosta. Depois chega a vez de começar a pensar nas implicações da gravidez na sua vida pessoal e profissional e nas opções e decisões que deverá tomar para que tudo corra pelo melhor.


    Ansiedade antes de comunicar a gravidez

    Este é o inevitável sentimento com que muitas grávidas que trabalham se debatem, depois de assimilharem a notícia de que estão grávidas. Primeiro vem a sensação de euforia, a alegria, a satisfação e o desejo de partilhar a boa notícia com quem mais se gosta. Depois chega a vez de começar a pensar nas implicações da gravidez na sua vida pessoal e profissional e nas opções e decisões que deverá tomar para que tudo corra pelo melhor. São estas opções e decisões que, na maior parte dos casos, fazem com que os primeiros tempos da gravidez sejam vividos com alguma ansiedade e angústia.

    Uma das primeiras decisões que é recomendável tomar será a de escolher o modo e o momento em que dirá ao/à seu/sua chefe que está grávida. É natural que sinta algum nervosismo, mas escolher o momento ideal será uma tarefa que só você pode desempenhar. Lembre-se que o resultado desta conversa pode depender de muitos factores, nomeadamente de experiências com outras empregadas grávidas, o número de mulheres grávidas nessa altura, o volume de trabalho e a própria disposição do/a seu/sua chefe.


    comunicar gravidez

    Como e quando fazê-lo?


    A experiência diz que a melhor forma de agir será aproveitar as alturas mais positivas, como por exemplo quando acaba um projecto importante, quando ganha um novo cliente ou é elogiada pelos actuais, ou seja, quando sentir que o seu trabalho é apreciado e importante.

    Infelizmente, alguns chefes podem ser menos sensíveis do que outros e, nestes casos, corre sempre o risco de ser alvo de observações menos felizes, portanto o melhor será esperar para dar as notícias quando já tiver passado o primeiro trimeste de gravidez, uma vez que nesta altura já não corre tanto o risco de aborto espontâneo e já demonstrou de que é perfeitamente capaz de desempenhar as suas funções com competência, mesmo estando grávida.

    Lembre-se que o impacto que a sua mensagem terá depende:
    • Da relação que tiver com o/a seu/sua chefe;
    • Do ambiente de trabalho;
    • Do seu desempenho profissional;
    • E até mesmo com o grau de cultura, sensibilidade e personalidade da pessoa em causa.

    O que esperar?

    Pode suceder que o seu/sua chefe seja compreensivo/a e se mostre receptivo/a ao seu estado. Neste caso, poderá querer dizer-lhe logo no início da gravidez, o que poderá ajudar a melhorar as suas próprias condições de trabalho ou a tomar certas providências, especialmente se tiver um emprego em que esteja exposta a produtos químicos, se tiver de estar todo o dia de pé, se trabalhar num ambiente cheio de fumo, etc..

    Por outro lado, há também a questão das consultas, para as quais deverá ter dispensa sem a perda de quaisquer benefícios. Porém, para que possa dizer onde vai, terá de dar a notícia da gravidez.

    Se, depois de algum tempo, continuar com dúvidas sobre a reacção do seu chefe procure conselho e informação entre as suas colegas que já passaram pelo mesmo, desde que sinta que lhes pode confiar o seu segredo. Caso contrário, o resultado poderá ser catastrófico porque o seu chefe ficará a saber da sua gravidez através dessas pessoas o que lhe poderá trazer alguns dissabores.

    É sempre aconselhável que tenha a perfeita noção dos seus direitos e prerrogativas e que já tenha traçado um plano para o futuro, isto é, se tiver uma gravidez saudável pode querer trabalhar até à altura do parto ou então poderá decidir que mesmo que assim seja, prefere tirar um mês de férias para se preparar e descansar. É aconselhável que discuta com o seu parceiro se será voçê a tirar a licença de parto por inteiro ou se ele a quer dividir consigo. Todos estes aspectos são importantes e podem constituir um ponto de partida para a negociação com o/a seu/sua chefe.

    Depois de tomada a decisão de dizer ao/à seu/sua chefe que está grávida, é conveniente que planeie o local e a forma como vai iniciar a conversa. Se necessário for marque uma reunião com ele/a e se nesse dia as coisas começarem a correr mal ou ele/a não estiver bem disposto/, procure reagendá-la para mais tarde. Qualquer que seja a situação, é recomendável que esteja preparada para se antecipar às preocupações e questões do/a seu/sua chefe, não o deixando transformar a sua gravidez num problema.
    Attached Files
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X