Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Cursos de preparação pré e pós-natal

Collapse
X
Collapse
  •  

  • Cursos de preparação pré e pós-natal

    O planeamento da gravidez é um dos factores decisivos para o bem-estar da grávida/casal, e contribui decisivamente para o estabelecimento da relação precoce, hoje entendida como de primordial importância para o desenvolvimento psicomotor e emocional da criança.
    Click image for larger version

Name:	cursos de preparação pre e pos natal1.jpg
Views:	1
Size:	4.4 KB
ID:	3534377

    Gravidez, período de mudança

    Apesar da gravidez ser um fenómeno natural ainda hoje é vivenciada com algumas dúvidas e tabus, pois muito além das várias mudanças físicas e fisiológicas pelas quais a grávida irá passar, haverá ainda uma variedade muito grande de mudanças psicológicas, aumento de responsabilidade, medo do parto, medo do desconhecido, medo de não saber cuidar, entre outros.

    Estas alterações que ocorrem no casal, ou na mãe per se, quando for o caso, relevam a importância de uma boa preparação para o parto e melhor reorganização das actividades diárias, até porque o parto, tal como o encaramos nos dias de hoje não tem de ser um momento de sofrimento e dor, mas sim, devido à sua relevância, ser um momento de singular felicidade, vivido de forma serena e perfeito bem-estar.

    É essencial, proporcionar conhecimentos geradores de capacidades e habilidades que levem os pais a assumir comportamentos facilitadores do seu papel parental que agora se inicia.
    Click image for larger version

Name:	cursos de preparação pre e pos natal2.jpg
Views:	1
Size:	6.2 KB
ID:	3534378

    Preparação para a Maternidade

    A maternidade e paternidade constituem uma fase de mudança no ciclo de vida familiar, pois o homem e a mulher passam da condição de filhos para a condição de pais.

    Desde que o casal planeia a gravidez deve utilizar os vários recursos disponíveis (livros, revistas, vídeos) para se auto-formar e relacionamento em grupo com outros casais pode ser facilitador de momentos de reflexão e partilha.

    O reservar de um tempo para o casal aprender a lidar com as questões relacionadas com a gravidez, parto e pós-parto, ajuda-os a estruturarem as suas vidas em função das mudanças que ocorrem. Actualmente este processo pode ser mais facilitado através dos cursos de preparação para o parto, que se têm tornado uma ferramenta fundamental para uma vivência mais informada e preparada do processo de gravidez, parto e pós-parto.

    No contexto actual torna-se importante criar programas de preparação para o parto numa vertente multidisciplinar. Visto que as alterações são a vários níveis, uma abordagem diferenciada dos vários técnicos (Enfermeiro, Fisioterapeuta, Médico, Psicólogo e outros), será um recurso fundamental para os pais, sendo que cada um na sua área específica poderá seguramente actuar de forma mais eficaz.

    A responsabilidade de cada cidadão pela sua própria saúde, só pode ser concretizada mediante o domínio de informação necessária que permita a tomada de decisões acertadas. Daí que sendo a gravidez um momento tão privilegiado na vida de um casal, torna-se crucial obter um conhecimento concreto e personalizado, para que as decisões sejam as mais adequadas, e que esse momento seja vivido de modo tranquilo, e na sua plenitude.


    Clínica das Conchas

    Miriam Almeida – Enfermeira Club Clínica das Conchas

    http://www.clinicadasconchas.pt
    Click image for larger version

Name:	cursos de preparação pre e pos natal4.jpg
Views:	2
Size:	3.7 KB
ID:	3534379
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X