Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Lombalgia na Grávida

Collapse
X
Collapse
  •  

  • Lombalgia na Grávida

    lombalgia na gravida

    É frequente o aparecimento de dor (algia) lombar (parte inferior das costas) no caso particular da gestante. Estima-se que cerca de metade das mulheres grávidas sofrem de lombalgia num determinado momento da gravidez, podendo mesmo ser incapacitante para a realização normal das suas actividades diárias.

    Desta forma, a dor lombar pode ser considerada como uma das principais causas que pode levar ao absentismo do trabalho durante a gravidez.

    Definição

    A lombalgia, enquanto sintoma, que surge durante a gravidez ou até 3 semanas após o parto, cuja causa não pode ser apurada, define-se como dor pélvica periparto.

    Click image for larger version  Name:	lombalgia na gravida.jpg Views:	1 Size:	9.8 KB ID:	3534391


    Causa da dor

    A etiologia da dor prende-se, provavelmente, com um conjunto de alterações mecânicas, metabólicas, circulatórias e psicológicas.

    Não dependem exclusivamente de alterações mecânicas, e a demonstrá-lo podemos referir que 1/3 das mulheres que sofre de lombalgia na gestação desenvolve o sintoma logo no 1º trimestre, altura em que não é de crer que o reduzido peso adicional e alteração da postura tenham preponderância.

    De facto, a lombalgia na grávida é considerada uma patologia multifactorial.

    As alterações hormonais vividas neste período condicionam uma maior laxidão ligamentar, especialmente, nas articulações da região pélvica, que juntamente com as alterações do fluxo circulatório para a musculatura do pavimento pélvico, podem contribuir para a sensação dolorosa.

    Estas dores são mais significativas, quando a mulher já referenciava a existência de dores lombares antes de engravidar geralmente associadas à síndrome pré-menstrual.

    Click image for larger version  Name:	lombalgia na gravida2.jpg Views:	1 Size:	9.4 KB ID:	3534392


    Localização

    Anatomicamente a dor é mais típica nos seguintes locais: sínfise púbica (77%), virilha (53%), articulações sacroilíacas (42%) e cóccix (33%).

    Click image for larger version  Name:	lombalgia na gravida3.jpg Views:	1 Size:	9.9 KB ID:	3534393

    Características

    A dor lombar geralmente é de moderada intensidade e curta duração, mas também pode persistir durante toda a gravidez.

    Para além disso, as lombalgias também podem estar presentes após o nascimento, interferindo nas actividades diárias da mãe e nos cuidados ao bebé. Um estudo indicou uma incidência de mulheres com sintomatologia residual de lombalgia após 6 anos do nascimento de 20%; enquanto que noutro estudo é relatado que apenas cerca de 7% de mulheres permanecem com dor num pós-parto de 18 meses.

    Click image for larger version  Name:	lombalgia na gravida4.jpg Views:	1 Size:	9.4 KB ID:	3534394


    Tratamento

    Nas classes de preparação para o nascimento, é efectuada alguma prevenção através do fornecimento de informação. Mantle et al. tentaram medir a eficácia de tal troca de informação, e concluíram que obtinha sucesso, e que os objectivos eram atingidos. As classes de pré-natal têm o objectivo de prevenir e reduzir a dor lombar durante a gravidez, através de exercícios e promovendo uma boa postura.

    Assim, em termos de prevenção, deve-se instruir as gestantes para evitarem carregar pesos excessivos, exercitarem a musculatura lombar, e usarem sapatos apropriados (sem salto alto).

    No caso de aparecimento destas dores temos ao nosso dispor algumas armas terapêuticas: utilização de cintura elástica de contenção abdominal, medicação, manipulação por massagem, repouso e exercício específico, disponível em alguns cursos de preparação prénatal.

    No estudo efectuado por Martins & Silva, em 2005, são propostos exercícios de alongamento global como forma de intervenção perante as lombalgias durante a gravidez. Foram acompanhadas cerca de 99 gestantes com o diagnóstico de lombalgia, com características semelhantes. A maioria das mulheres submetidas referiu diminuição ou alívio da dor após a execução deste tipo de exercícios. Para além disto, também se verificou o aumento da consciência corporal, o que proporcionou a realização das actividades da vida diária com posturas adequadas.

    Clínica das Conchas

    Inês Margato - Fisioterapeuta Club Baby & Family, curso de preparação pré e pósnatal

    Jorge A. Ruivo - Médico Club Clínica das Conchas
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X