“Estou grávida!” Após saber esta fantástica novidade, várias reacções relativamente à actividade física são possiveis. Ou, opta por “Bolas!Lá se vão as idas ao ginásio...” ou, então por “Que modalidade é que me poderá ajudar a preparar o parto?”
Se a segunda opção se enquadra mais no seu perfil, e após consentimento médico, prepare-se para conhecer uma modalidade que a pode ajudar!
Exercício durante a gravidez
São conhecidos os vários benefícios para a prática de Actividade Física durante a gravidez. Após consentimento médico, que normalmente implica o inicio da actividade física só a partir das 12 semanas e término da prática da actividade física pelas 36 semanas.
Vantagens da actividade física durante a gravidez
- Manutenção ou melhoria da condição física;
- Menor ganho de peso e adiposidade materna;
- Diminuição de complicações obstétricas;
- Menor risco de parto prematuro;
- Diminuição do risco de diabetes gestacional;
- Menor hospitalização e diminuição na incidência de cesariana;
- Melhoria da auto-estima e auto-imagem;
- Melhoria da sensação de bem-estar;
- Diminuição da sensação de isolamento social;
- Diminuição da ansiedade, do stress e do risco de depressão.
Pilates porquê ?
Para além de ser uma actividade segura, sem impacto e de baixa intensidade, o Pilates proporciona uma série de benefícios:
- Aumenta a resistência física e mental;
- Alongamento e maior controlo corporal;
- Correcção postural;
- Aumento da flexibilidade, tónus e força muscular;
- Alívio das tensões, stress e dores crónicas;
- Melhoria da coordenação motora;
- Maior mobilidade das articulações;
Uma forma fácil de se manter activa é através da prática do método Pilates, um tipo de exercício incluido na corrente mind&body que fortalece os músculos os abdominais pélvicos e posturais que utilizará durante a gravidez e parto, Os movimentos dinâmicos desafiam-na e ajudam-na a desenvolver a sua resistência muscular, flexibilidade e equilibrio, enquanto a obriga a manter uma postura correcta durante todo o exercício, desenvolvendo todos os pequenos músculos ao longo da coluna vertebral, abdómen e o muito importante soalho pélvico que será recorrentemente solicitado durante o parto.
Existe um grande foco na postura, respiração e controlo durante a aula de Pilates, proporcionado exercícios de execução lenta, segura e consciente. São frequentes as dores e desconfortos na coluna, por parte das grávidas, sendo essencial o fortalecimento dos músculos posturais e o correcto alinhamento corporal, algo que irá sentir durante a prática de Pilates.
A prática de Pilates
A prática de Pilates por grávidas não apresenta contra-indicações, no entanto, deverá alertar sempre o seu instrutor certificado do seu estado de pré-mamã. Deverá evitar exercícios que impliquem a posição supina, pois normalmente está associada a uma falta de irrigação sanguínea ao feto por compressão da artéria aorta, bem como, deverá prestar atenção, em fases mais avançadas da gravidez, ao possível afastamento dos músculos abdominais (diástase abdominal). Se isso acontecer alerte o seu instruto cerficado para fazer exercícios isométricos e não concêntricos.
Durante a aula deverá preocupar-se em manter-se sempre hidratada e prestar atenção aos sinais de fadiga que poderão ocorrer, mantendo sempre o nível de intensidade numa zona confortável e facilmente tolerável.
Após esta pequena explicação do que é o método Pilates, certamente está pronta para continuar/começar o seu plano de actividade física com o método de Pilates incluido!
Onde Praticar?
Club Clínica das Conchas
21 750 70 00
www.clinicadasconchas.pt
Manuel Alves – Instrutor Club Clínica das Conchas, formado pelo Pilates Institute
Comunicação
Collapse
No announcement yet.
Pilates para grávidas
Collapse
-
Criado por:
Equipa Editorial PinkBlue
- Publicado: 01-08-2007, 00:00
- 0 comentários
X
Collapse
Categorias
Collapse
Tags Artigos
Collapse
- A alimentação (24)
- Aconselhamento (20)
- A saúde do seu bebé (33)
- Carreira e família (6)
- Desenvolvimento e aprendizagem (41)
- Factores de risco (9)
- Fertilidade (18)
- Moda e beleza (9)
- Novos papás (6)
- O parto (22)
- O plano de gravidez (11)
- Os acessórios (29)
- Os primeiros cuidados (25)
- Precauções durante a gravidez (14)
- Preparativos (18)
- Primeiros cuidados (17)
- Problemas durante a gravidez (11)
- receitas (110)
- Recuperação e saúde pós-parto (13)
- Regresso à normalidade (8)
- Saúde e nutrição pré-natal (44)
- Saúde e visitas ao pediatra (29)
- segurança (25)
- Uma nova família (5)
- Visitas ao obstetra (21)
Artigos Recentes
Collapse
-
por pbadminA roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
-
Secção: A Gravidez e o Parto
06-03-2019, 13:26 -
-
por pbadmin
Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).
Quando é que é necessário...-
Secção: A Gravidez e o Parto
06-03-2019, 13:20 -
-
por pbadminA gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
-
Secção: A Gravidez e o Parto
06-03-2019, 13:11 -
-
por pbadmin
Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...-
Secção: A Gravidez e o Parto
06-03-2019, 13:03 -
-
por pbadminO útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.
O que é o falso trabalho de parto?...-
Secção: A Gravidez e o Parto
06-03-2019, 12:30 -
-
por pbadmin
Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...-
Secção: A Gravidez e o Parto
06-03-2019, 12:25 -