Comunicação

Collapse
No announcement yet.

A importância do ácido fólico

Collapse
X
Collapse
  •  

  • A importância do ácido fólico

    espinafre

    O ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, ajuda a reduzir o risco do bebé nascer com deficiências graves tais como a espinha bífida. Por isso, se está a tentar engravidar e durante as primeiras 12 semanas de gestação é aconselhável ingerir diariamente cerca de 400 microgramas deste nutriente.

    A necessidade de ácido fólico

    O ácido fólico faz parte do complexo das vitaminas B e é também designado como vitamina B9, folato ou folacina. Desempenha uma função importantíssima na prevenção de deficiências graves, tais como a Espinha Bífida que afecta cerca de 1 em 1000 recém-nascidos.

    Estudos recentes indicam que a ingestão diária de ácido fólico nas quantidades recomendadas, ajudam a diminuir em cerca de 50% os defeitos de nascença. Por outro lado, as mulheres que tomam quantidades inferiores às recomendáveis correm um maior risco de abortar. Deve ainda salientar-se o facto do ácido fólico ser uma das vitaminas que mais faz diminuir o risco de ataques cardíacos e tromboses.

    A maior parte das pessoas não sabem que o nosso organismo necessita de ácido fólico para produzir células vermelhas e seratonina (componente químico do sistema nervoso), razão pela qual não ingerem este nutriente em quantidades suficientes. Esta vitamina ajuda a sintetizar o ADN, normaliza a função cerebral e é um componente essencial do fluído espinal.


    Quando e que quantidade se deve ingerir

    A partir do momento em que decida engravidar é extremamente importante começar a tomar ácido fólico, sendo nesta fase a quantidade recomendada de 400 microgramas por dia. A partir da concepção e uma vez que os tubos neurais do feto se formam durante as primeiras quatro semanas de gestação é aconselhável aumentar a ingestão desta vitamina para 600 microgramas diárias chegando alguns médicos a recomendar até cerca de 800 microgramas diárias, como precaução.

    As grávidas que já tenham tido filhos com deficiências a nível do tubo neural correm um maior risco de darem à luz um segundo filho com o mesmo problema, por isso os médicos sugerem que as mulheres nesta situação comecem a tomar 4 miligramas de ácido fólico por dia (cerca de 5 vezes mais do que o normalmente aconselhado) um mês antes de conceberem e durante os três primeiros meses de gravidez.

    Pode porém acontecer que a ingestão excessiva de ácido fólico seja utilizada para camuflar uma deficiência em vitamina B12, mais comum nas mulheres vegetarianas. Nestes casos é muito importante transmitir ao médico o seguimento deste regime alimentar.

    Mesmo seguindo as indicações médicas e tomando as quantidades recomendadas de vitamina B9, não fará mal nem à gestante nem ao bebé tomar suplementos vítaminicos ao mesmo tempo, acompanhados por uma alimentação rica neste nutriente, devendo no entanto aconselhar-se com o seu médico.


    Click image for larger version

Name:	noodles.jpg
Views:	27
Size:	69.2 KB
ID:	3557280
    Os alimentos ricos em ácido fólico

    Para que possa ter uma alimentação rica em ácido fólico, aconselha-se a inclusão dos seguintes alimentos na sua dieta:
    • Fígado de galinha – ½ chávena = 539 microgramas A.F.
    • Fígado de vaca – ½ chávena = 184.5 microgramas A.F.
    • Lentilhas – ½ Chávena = 179 microgramas A.F.
    • Cereais ricos em vitamina B9 – ½ chávena = 146/179 microgramas A.F.
    • Espinafres – ½ chávena = 131 microgramas A.F.
    • Papaia – tamanho médio = 115 microgramas A.F.
    • Sumo de Laranja – 1 copo = 109 microgramas A.F.
    • Amendoins - ½ chávena = 106 microgramas A.F.
    • Gérmen de Trigo – 1 copo = 100 microgramas A.F.
    • Abacate – ½ chávena = 75 microgramas A.F.
    • Ervilhas frescas, bróculos – ½ chávena = 52 microgramas A.F.
    • Milho – ½ chávena = 38 microgramas A.F.
    • Ovo grande bem cozido - 1 = 22 microgramas A.F.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X