Comunicação

Collapse
No announcement yet.

A sesta do bebé

Collapse
X
Collapse
  •  

  • A sesta do bebé

    A sesta significa descanso e o bebé deve aprender, desde cedo, a distinguir o dia da noite. O número de horas que um bebé passa a dormir vai diminuindo progressivamente de mês para mês durante o primeiro ano de vida, o mesmo sucedendo com o número de sestas.

    Como agir

    Existem algumas medidas que podem ser tomadas para que a sesta seja realmente reparadora e tranquilizadora. Durante o dia, os pais devem brincar, falar e acordar o bebé para as refeições, manter sempre os ruídos próprios da hora em casa e o quarto do bebé iluminado com luz natural. Devem ter em atenção o facto de o bebé adormecer à noite em função da hora a que acordou da sua última sesta, pelo que tentem fazê-la sempre à mesma hora e não muito tarde.

    Caso o bebé esteja constantemente irritado, durma ou coma pouco, os pais deverão contactar imediatamente o pediatra.

    A idade e as sestas

    Do primeiro ao sétimo mês de vida, o bebé necessita de três sestas diárias, que evoluirão para duas, com uma duração de duas a três horas cada uma, sensivelmente, até ao primeiro ano de idade. A partir do 18º mês de vida, o bebé já só precisa de uma sesta por dia. Com esta idade, a maioria dos bebés já não dorme a sesta de manhã, mas sim a sesta da tarde, que será indispensável pelo menos até aos dois anos de vida.

    Tal como os adultos, as crianças experimentam, no início da tarde, uma quebra no seu nível de actividade e uma necessidade psicológica de repouso.

    A duração da sesta dependerá sempre das necessidades do bebé e do tempo de sono durante a noite, não se devendo, no entanto, acordá-lo, uma vez que acabará por despertar sozinho quando tiver dormido o suficiente.

    A necessidade de dormir a sesta vai diminuindo, proporcionalmente, à medida que vai crescendo.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    Working...
    X