Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/kj1dz8ps/public_html/forum/includes/vb5/template.php(404) : eval()'d code on line 5 Os jogos - PinkBlue - O Forum das Mamãs e Bebés

Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Os jogos

Collapse
X
Collapse
  •  

  • Os jogos

    Brincar é muito importante para o bebé. Ele não brinca apenas com o seu corpo, mas também consigo. Os jogos originam sorrisos, cócegas, alegria entre pais e filhos, para além de fazer aumentar a cumplicidade e compreensão.

    Ideias para jogos com o bebé

    O bebé, aos dois meses de idade, já tem capacidade para compreender determinados jogos. Poderá, por exemplo, suspender brinquedos por cima do berço do bebé, como também amarrar objectos às mãos ou às pernas do bebé, mostrando-lhe que ele é capaz de os fazer mexer. Porém deverá ter o cuidado de não o deixar sozinho com brinquedos que o possam magoar, colocando em risco a sua segurança. Poderá, de igual modo, ajudar o bebé a descobrir novos cheiros, passado junto do seu nariz um pau de canela ou de baunilha, uma banana ou uma laranja cortada em duas metades. Os jogos permitem, também, despertar no bebé novas sensações, através, por exemplo, de texturas de diferentes tecidos em que ele possa tocar.

    As mãos e os jogos.

    A maior parte dos bebés com cinco ou seis meses de idade estende a mão em direcção aos objectos que querem apanhar, como também são capazes de agarrar um objecto que esteja suspenso por cima deles. Com o objecto na mão, o bebé vira-o e revira-o para tentar compreendê-lo, para estudá-lo sob várias perspectivas, a várias distâncias ou do avesso. O bebé aprende assim que um objecto pode apresentar-se sob várias formas, apesar de continuar idêntico a si mesmo.

    Os jogos a partir de um ano de idade

    Os jogos de um bebé com um ano ou mais de idade consistem sobretudo em puxar, encher e esvaziar. Convém que o bebé tenha sempre à mão vários brinquedos com que possa entreter-se. Pode disponibilizar-se uma gaveta baixa que será sua e para os seus brinquedos. O bebé terá o mesmo prazer em esvaziar gavetas que terá a arrumá-las. Nesta idade, começa também a apreciar os jogos no banho, as bolas e os brinquedos barulhentos, que o fazem sentir-se forte e confiante.

    As crianças com esta idade gostam também bastante de puzzles muito simples e grandes cubos coloridos que terão de colocar em caixas com as cores correspondentes. O bebé aprecia ainda telefones de plástico e outros objectos semelhantes aos que são utilizados pelos adultos e com os quais poderá fazer jogos de imitação.

    À medida que vai crescendo, o bebé vai, progressivamente, brincando sozinho, durante mais tempo, aumentando assim a sua autonomia. Aos dois anos de idade, o bebé continua a gostar de brincar com a bola e no banho, mas já pode começar a brincar com outros bebés da mesma idade. A criança de dois anos aprecia igualmente observar insectos ou apanhar conchas na praia.

    Os meninos, mais do que as meninas, têm uma verdadeira paixão por tudo o que rode, ou tenha rodas, como um carrinho que será por eles utilizado em todas as superfícies: nas escadas, nos passeios, no chão, nos muros.

    As meninas preferem imitar a mãe e cuidar das bonecas. É neste idade, que se tornam muito vaidosas. Gostam de pequenos laços e acessórios para cabelo, malas, sapatos e jóias.

    Tanto os meninos como as meninas de dois anos adoram disfarçar-se de gato, palhaço, príncipes e princesas.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    Working...
    X