Comunicação

Collapse
No announcement yet.

O sono do bebé

Collapse
X
Collapse

  • O sono do bebé

    Nos primeiros tempos de vida, o bebé pouco faz para além de dormir e comer. Porém, a partir dos seis meses, o tempo passado a dormir durante o dia começa a diminuir, ainda que muito lentamente, e à noite o bebé passa a dormir com interrupções menos frequentes.
    Click image for larger version

Name:	97121045-sesta.jpg
Views:	1
Size:	3.1 KB
ID:	3534398
    Quantas horas precisa o bebé de dormir?

    Os bebés dormem durante muitas horas por dia, pois é algo absolutamente essencial ao seu desenvolvimento. Essa necessidade tem origem na hormona do crescimento que é, justamente, segregada durante o sono, especialmente nas horas iniciais do sono do bebé. Ora, se o bebé dormir pouco, a produção dessa hormona será, naturalmente afectada, não sendo gerados os níveis necessários a um crescimento, nomeadamente quanto à altura e peso, adequado.

    Porém, é de referir que os números apontados no quadro são valores médios e meramente indicativos, pois cada bebé tem as suas próprias necessidades. Aliás, as horas que o bebé dispende a dormir não são ininterruptas. Aliás, nos primeiros meses de vida é frequente que a criança acorde várias vezes durante a noite.

    Quais as posições mais adequadas?

    Durante muito tempo este assunto foi alvo de controvérsia. Porém, presentemente os pediatras são quase unânimes em afirmar que o bebé deve dormir de barriga para cima ou de lado. A recomendação destas duas posições em detrimento da posição “barriga para baixo”, radica em estudos que indicam que aquelas posições ajudam a evitar o risco da morte súbita. Pensa-se que, quando o bebé está deitado de barriga para baixo pode respirar o seu próprio anidrido carbónico, o que pode levar à morte. Logo, deitar o bebé de lado ou de barriga para cima é, de facto, a melhor opção.

    No entanto há que ter em conta outros cuidados:
    • Não cobrir o bebé em demasia pois assim ele terá dificuldade em regular a sua própria temperatura.
    • A temperatura do quarto do bebé deve estar entre os 20º e os 23º.
    • Não utilizar edredões.
    • Habituá-lo a dormir na própria cama.
    • Não fumar no quarto do bebé.


    Caso o bebé durma de barriga para cima e tenha refluxos gastroesofágico, deve-se elevar ligeiramente a cabeceira da cama do bebé para tentar atenuar esse problema.

    Quais as razões por que o bebé não consegue adormecer?

    Por vezes, os bebés têm dificuldade em adormecer. Essa dificuldade pode ter duas origens fundamentais: problemas de saúde ou problemas do foro comportamental.

    No primeiro grupo, inserem-se as cólicas, infecções nos ouvidos e as constipações, entre outras. No segundo grupo, podemos incluir os pesadelos. Em qualquer dos casos, especialmente no primeiro, é absolutamente imprescindivel consultar um pediatra.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • Incontinência Urinária
      por TENA
      Sabia que a gravidez e o parto natural são as principais causas de incontinência urinária feminina?

      Esta semana é dedicada à sensibilização para o tema, com o seu assinalar específico a 14 de março, um pouco por todo o mundo. Por aqui, a...
      12-03-2012, 13:27
    • Crianças, Verão e... SOS Escaldão!
      por admin
      O Verão está a chegar e, com ele, os grandes dias de Sol e praia, actividades ao ar livre e muita liberdade... Ou seja, é tempo de redobrar os cuidados com as crianças!
      Acabam as preocupações inerentes ao Inverno e à época escolar, começam out...
      10-06-2011, 09:09
    • Assadura da fralda: Como tratar as assaduras do bebé?
      por admin
      Uma das lesões mais comuns nos bebés e crianças pequenas é a assadura ou dermatite da fralda. (Saiba como prevenir e tratar a assadura do bebé.


      Quais os sintomas? A assadura consiste numa irritação na pele causada pelo contacto com a...
      17-04-2011, 19:56
    • Apneia do sono da criança
      por Equipa Editorial PinkBlue


      Todo o sono, na criança como no adulto, é normalmente entrecortado por períodos em que a respiração pára. Chamam-se a esses períodos, de apneia. É uma situação perfeitamente normal, quando não dura mais de 15 segundos por episódio. Por...
      05-02-2007, 01:00
    • Icterícia neonatal
      por Equipa Editorial PinkBlue
      Icterícia é uma situação habitual no recém-nascido e normalmente não é motivo de preocupação. A palavra icterícia provém do grego ikteros, através do latim icteritia, vocábulo utilizado para designar o tom amarelado da “branca do olho” e da pele de muitos...
      05-05-2006, 00:00
    • Cuidados com o recém-nascido a realizar fototerapia
      por Equipa Editorial PinkBlue


      A icterícia nos recém-nascidos é muito comum. Na maioria dos casos é uma situação normal, inocente, por um curto período de tempo.

      Quando o tratamento é necessário por bilirrubina elevada no sangue, a fototerapia é segura e...
      05-05-2006, 00:00
    Working...
    X