Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Os diferentes tipos de brinquedos

Collapse
X
Collapse
  •  

  • Os diferentes tipos de brinquedos

    São indispensáveis para todos os bebés. Existem em variadissimas formas, cores e tamanhos e têm diversos objectivos e funcionalidades.

    As cores mais adequadas

    Quando o bebé nasce e nos primeiros dias de vida, ele apenas consegue ver a cara das pessoas e os objectos se estes estiverem a uma distância de cerca de vinte a trinta centímetros do seu campo de visão. Para além disso ele também, ainda não consegue distinguir os traços fisionómicos e as características das pessoas e das coisas.

    Cerca de oito semanas após o nascimento, o bebé já consegue distinguir as cores, formas, tamanhos e padrões diferentes.

    Por este motivo é que são concebidos brinquedos e jogos com cores muito contrastantes para ajudar o bebé a diferenciar as formas e os padrões das coisas, estimulando o seu desenvolvimento visual.

    Só a partir dos quatro meses de idade é que o bebé conseguirá ver as cores tal como elas são, por isso é aconselhável guardar os brinquedos de cores suaves e dar ao bebé, especialmente se for recém nascido, brinquedos com cores contrastantes, tais como o preto, o branco e o vermelho.

    Os brinquedos para o berço

    O berço do bebé é muito mais do que o local onde ele dorme. É onde ele passará a maior parte do tempo enquanto não começar a gatinhar, por isso é necessário mantê-lo, para além de seguro, um local de diversão e entretenimento para o bebé.

    Um berço com os brinquedos necessários e adequados à idade do bebé, proporcionará aos pais mais algum tempo de descanso. Enquanto o bebé está no berço acordado, está a brincar e, ao mesmo tempo, a desenvolver a sua capacidade visual e de coordenação, com brinquedos especialmente concebidos para o efeito.

    Na hora de ir dormir, os brinquedos de berço com luzinhas a piscar e melodias suaves, podem contribuir para que o bebé se sinta mais seguro e adormeça mais depressa.

    Se o bebé for recém nascido procure brinquedos para o berço que tenham cores contrastantes, tais como o preto, o branco e o vermelho.

    Um urso ou qualquer outro brinquedo de pelúcia, ajudam a acalmar o bebé e pode, rapidamente, transformar-se no seu melhor amigo durante muitos anos.

    A maior parte de brinquedos para o berço é amovível, podendo ser transportados nas viagens, para ajudar o bebé a adormecer em ambientes estranhos.

    Os brinquedos faz-de-conta

    Todas as crianças gostam de sonhar acordadas e, a maior parte delas, tem uma imaginação muito fértil.

    Para as incentivar e ajudar a criar os seus pequenos mundos de brincadeira, existem o brinquedos faz de conta que lhes fornecem os adereços necessários para transportar as crianças para diversos lugares, à sua escolha.

    Este tipo de brinquedos permite, além disso, à criança, brincar ao mundo dos adultos, com telefones de brincar, telemóveis, carros, estojos médicos, de cabeleireiro, etc, ou seja, proporcionam à criança a possibilidade de se imaginar a ela própria como adulta, imitando o pai ou a mãe e de desempenhar diversos papéis, consoante a sua disposição.

    Estes brinquedos podem ser usados por crianças, a partir dos seis meses de idade, aumentando a sua complexidade, à medida que a criança for crescendo.

    A maior parte deste brinquedos é vendido em embalagens próprias, de fácil transporte e práticos para viagens, permitindo à criança ter sempre consigo algo de familiar num ambiente que lhe é estranho.

    Puzzles

    É importante que a criança se sinta realizada nas suas brincadeiras, ao mesmo tempo que aprende e desenvolve importantes partes da sua anatomia.

    Encontrar o lugar certo para cada peça do puzzle ajuda a desenvolver a coordenação entre os olhos e as mãos e melhora as capacidades motoras da criança.

    Completar os puzzles ensina a criança sobre o seu objecto, ou seja, se o puzzle for sobre o alfabeto, a criança aprendê-lo-á muito mais depressa uma vez que já sabe quais são as letras que vêm a seguir umas das outras.

    Para as crianças mais pequenas existem puzzles sobre animais, partes do corpo e alimentos e, à medida que a criança vai crescendo vão-se tornando mais complexos e morosos de completar, mas continuam a proporcionar à criança uma aprendizagem segura sobre um tema que lhe interessa.

    Além disso, os puzzles podem ser encarados como uma actividade de família. Os pais começam por ajudar os filhos, entusiasmando-se com o facto de poder observar, passo a passo, o desenvolvimento e realização dos mesmos.

    Até mesmo os irmãos que passam a maior parte do tempo a disputar os brinquedos são capazes de trabalharem lado a lado na construção de um puzzle.

    A maior parte dos puzzles indicam a idade para a qual são adequados e o número de peças por que são constituídos.

    O primeiro puzzle do seu filho terá apenas cerca de cinco ou seis peças que, normalmente, são feitas de madeira ou alguns deles imitam o pelo de animais ou o plástico.

    Tenha em atenção que as crianças com idade inferior a três anos não devem brincar com puzzles constituídos por peças pequenas de cartão.



    Não são brinquedos caros, duram durante muitos anos e ajudam realmente o seu filho a aprender, constituindo desafios e estabelecendo objectivos, e, muito importante nunca passam de moda.

    Os brinquedos sonoros

    Desde o momento que nascem que os bebés aprendem sobre o novo mundo que o rodeia através dos seus sentidos. O tacto, a audição, a visão, ainda que muito limitada e até mesmo o paladar contribuem para o desenvolvimento do cérebro.

    A audição e o tacto do bebé desenvolvem-se bem mais depressa que a sua visão, o que faz dos brinquedos com texturas diferentes e agradáveis ao toque e brinquedos que emitem sons, os mais indicados para os recém nascidos.

    O bebé pode apertar os brinquedos concebidos para o efeito apenas com duas ou três semanas de vida e, gostará deles desde logo.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    Working...
    X