Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Produtos para o banho do bebé

Collapse
X
Collapse
  •  

  • Produtos para o banho do bebé

    banho bebe

    A hora do banho do seu bebé, em especial nos primeiros meses, pode parecer-lhe a mais difícil de todas. Mas não é motivo para se preocupar, pois depressa aprenderá que dar banho ao seu bebé pode ser divertido para si tanto como para ele. Deve, porém, estar preparada com os acessórios necessários para desempenhar essa tarefa da forma mais simples possível.


    A banheira do bebé

    A banheira do bebé pode começar a ser usada desde que ele é recém nascido e até que deixe de caber nela. Lembre-se de que o facto de usar uma banheira própria só para o bebé impede que ele entre em contacto directo com germes e detergentes agressivos, que podem prejudicar a sua pele tão sensível. Portanto, o ideal é que o bebé tenha a sua própria banheira, e existem diversos tipos e modelos por onde escolher:
    • As banheirinhas que se colocam dentro da banheira dos adultos. Estas banheiras enchem-se através das torneiras da banheira grande e despejam-se virando-se ao contrário ou através de um ralo que a própria banheira do bebé pode ter. Algumas delas têm pegas, sendo mais fáceis de transportar e arrumar.
    • As que se apoiam nas extremidades da banheira dos adultos. No caso de optar por este modelo para o seu bebé, deve verificar as medidas da sua banheira antes de fazer a compra. Estas banheiras enchem-se com o chuveiro ou com um jarro e despejam-se pelo seu próprio ralo. A sua maior vantagem é o facto de elevarem o bebé até à extremidade da banheira grande, fazendo com que seja mais fácil e confortável dar-lhe banho, uma vez que não precisa de esforçar as suas costas para o alcançar no fundo da banheira grande.
    • As banheiras insufláveis e portáteis. Este é o tipo de banheira ideal para os pais que gostam de viajar com os filhos, pois é prática, leve e arruma-se dentro de um saco próprio que lhe serve de protecção. Tem ainda a vantagem de ser macia e impede que o bebé se magoe em alguma escorregadela.
    • Algumas mesas de mudar fraldas têm incorporada uma banheirinha para o bebé que, apesar de ser pequena, pode ser a solução ideal para o banho de um recém nascido.

    banheira

    A maior parte das banheiras de bebé são feitas de plástico forte e resistente. No entanto, tenha o cuidado de procurar uma que não se vire quando estiver cheia de água. Para além da robustez do material, é importante que a banheira ofereça estabilidade e equilíbrio durante o banho do bebé.

    As banheiras são geralmente de desenho ergonómico, de modo a proporcionar um maior conforto ao bebé e facilitar-lhe o trabalho de lhe dar banho. Devem também ser macias nas extremidades para que o bebé não se magoe quando se agarrar. Pode ainda escolher entre uma banheira de plástico com o fundo liso ou uma com esponja inserida ou um tecido especial que aconchega o seu bebé durante o banho.

    Na altura de fazer a sua escolha, leve em consideração o facto de a banheira ter ou não pegas, ser ou não ergonómica, ter um fundo confortável, ter ou não ralo próprio e local para guardar o sabonete e o champô.


    O assento para o banho

    Estes assentos prendem-se no fundo da banheira para adultos com ventosas que suportam o peso do bebé e evitam que o assento se vire. Oferecem conforto e segurança ao bebé, uma vez que este fica sentado direito, deixando as suas mãos livres para lhe dar banho sem ter de se preocupar em segurá-lo. Estes assentos são a solução ideal para fazer a transição, sem problemas, do banho na banheira de bebé para a banheira dos adultos. No entanto, pode também ser o ideal para os bebés que já se aguentam sentados sozinhos, normalmente a partir dos 4 ou 6 meses e até aos dois anos de idade.

    Existem três tipos de assentos para o banho:
    • Com estrutura de metal, forrados com tecido turco elástico - muito fáceis de arrumar. O tecido sai facilmente para poder ser lavado em separado. Estes assentos são indicados para bebés recém nascidos, pois são geralmente pequenos. Claro que, por isso mesmo, têm o inconveniente de depressa deixarem de servir ao bebé. Por outro lado, têm a vantagem de serem relativamente baratos.
    • Assentos de reclinar - Seguram-se ao fundo da banheira com ventosas. São também indicados para recém nascidos, pois garantem que o bebé fica bem apoiado e seguro. No entanto, este tipo de assento deixa de servir a partir do momento em que o bebé já consegue sentar-se e segurar-se sozinho. om ventosas que se seguram ao fundo da banheira para adultos, também indicado para recém nascidos, garantindo que o bebé fica bem apoiado e seguro. Este tipo de assento deixa de servir a partir do momento em que o bebé se consegue sentar e segurar sozinho.
    • Assentos de plástico resistente - Circundam o bebé (a partir dos seis meses), que fica sentado no centro. Também se fixa ao fundo da banheira através de ventosas e pode ainda conter brinquedos à volta.

    Se optar por comprar um destes assentos para o banho do seu bebé, certifique-se de que tem barras de protecção e cintos de segurança, de forma a impedir que o bebé escorregue para dentro de água. Alguns destes assentos já vêm equipados com brinquedos para entreter o bebé durante o banho, o que pode evitar algumas das famosas birras.

    Os assentos para o banho são mais pequenos e fáceis de arrumar que as banheiras de bebé e, normalmente, os pais consideram-nos mais seguros.

    Tenha em atenção que o facto de usar o assento no fundo de uma banheira de adultos implica ter de usar mais água do que numa banheira de bebé. Por isso, nunca deixe o seu bebé sozinho durante o banho, pois mesmo que a banheira tenha pouca água, os bebés correm sempre o risco de se afogar.


    Os acessórios

    Os acessórios para o banho do bebé podem proporcionar-lhe mais conforto e segurança, e tornar a hora do banho menos cansativa e mais divertida. Por isso mesmo, é importante que conheça os diferentes tipos de acessórios, e em que medida é que estes podem ser úteis.

    Lembre-se de que terá de dar banho ao seu filho até que ele tenha, pelo menos, 5 ou 6 anos de idade. Por isso mesmo, vale a pena investir no conforto, tanto para si como para ele, mas especialmente para si, que é quem fica na posição mais incómoda. Utilize:
    • Um termómetro para a banheira garantir-lhe-á que a água está na temperatura ideal para o bebé. Existem vários modelos, desde os termómetros simples até àqueles que se desdobram em brinquedos para o banho.
    • A esponja ou o pano que usa para lavar a carinha do bebé deve ser diferente da que usa para o resto do corpo. Existem vários tipos de esponjas para bebé, inclusive esponjas fabricadas com produtos naturais e esponjas feitas à mão. Certifique-se de que a que compra é bastante suave para a pele do bebé.
    • Bases especiais e ergonómicas e tapetes para proteger os seus joelhos, evitam que fique com dores por estar tanto tempo ajoelhada e inclinada sobre o bebé.
    • Os mecanismos para segurar os brinquedos de água evitam a confusão na banheira e o controle do banho do bebé.
    • Existe ainda a possibilidade de optar por um tapete para a banheira com código de cores que muda de cor quando a água está demasiado quente para o bebé, tornando mais fácil controlar a temperatura.
    • As toalhas para enxugar o bebé não devem ser as mesmas que são usadas pelos adultos, por questões de higiene. Escolha toalhas próprias para bebé, que sejam suaves e macias e que assim se mantenham mesmo após várias lavagens.

    brinquedo banho

    Os brinquedos para o banho

    Logo desde que nascem, os bebés gostam de brincar na água. Por isso mesmo, e para que a hora do banho nunca seja motivo para uma birra, pode oferecer-lhe brinquedos de plástico, de vinyl, de esponja, ou de qualquer material que flutue. De certeza que o bebé vai gostar e o banho torna-se mais fácil e divertido. Enquanto o bebé estiver entretido a brincar, a mãe pode dar-lhe banho rapidamente e sem choro.

    No entanto, tenha atenção e nunca dê ao bebé:
    • Brinquedos muito pequenos, que sejam fáceis de perder e que o bebé tenha tendência a pôr na boca.
    • Brinquedos com pontas aguçadas que possam magoar o bebé.
    • Brinquedos com buracos onde o bebé possa entalar os dedos.
    • Brinquedos feitos de madeira, pois este material absorve a gordura da água do banho, favorecendo a formação de bactérias e fungos.
    • Tenha em atenção os brinquedos que possam conter a água do banho, para que o bebé não tente bebê-la.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    Working...
    X