Se cuidar de um bebé pode ser uma tarefa assustadora para quem é mãe (ou pai) pela primeira vez, então tratar de dois ao mesmo tempo pode constituir um verdadeiro desafio. Que o digam os pais de gémeos...
Amamentação
Amamentar dois ou mais bebés é perfeitamente possível, uma vez que quanto mais a mãe amamenta, mais leite produz.
Neste âmbito, funciona a lei da oferta e da procura, pelo que a mulher pode (e consegue) produzir leite suficiente para gémeos, trigémeos e mais sem nunca necessitar de recorrer ao leite artificial.
O leite, pelos vistos, é suficiente, mas isso não faz com que a tarefa de amamentação se torne mais fácil.
A mulher que amamenta gémeos deve encontrar, o mais cedo possível, o método que melhor funcione para si e para os bebés. Com paciência e muita prática, a amamentação vai, progressivamente, tornando-se mais fácil, ainda que desgastante.
Caso seja possível, a mulher deve esforçar-se por dar mama aos gémeos, simultaneamente, segurando um em cada braço. Trata-se de uma maneira de poupar tempo – e o da mãe escasseia –, bem como de fazer com que os irmãos tenham, mais ou menos, os mesmos horários de comer e dormir.
O factor stress
Com gémeos todas as necessidades inerentes à criação de um bebé duplicam, por vezes mais do que isso. Daí que toda a ajuda (e mais alguma) dispensada por familiares e amigos seja bem-vinda.
É fácil um casal que acaba de ser pai de gémeos cair num cenário de stress, tendo em conta as responsabilidades acrescidas que passa a ter. O ideal é que tanto a mulher como o homem combatam esta tendência.
Primeiro passo: os novos pais devem consciencializar-se desde logo de que não vão conseguir tomar conta de dois bebés e, ao mesmo tempo, manter a casa organizada e limpa. Pura ilusão.
Quando se tem gémeos, fica sempre algo para trás. Que seja a casa e não os filhos.
Por outras palavras, o casal deve ser o mais flexível possível em relação às suas responsabilidades e, mais importante, em relação um ao outro.
Por outro lado, é preciso não esquecer: os gémeos são, de facto, uma fonte dupla de trabalho, mas as alegrias que eles dão ao longo de uma vida também são a dobrar. E isso compensa todo o esforço e sacrifício.