Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Resfriado comum

Collapse
X
Collapse

  • Resfriado comum

    É uma doença viral causada por numerosas espécies de vírus, e cuja virulência aumenta nos períodos frios e húmidos, espalhando-se rapidamente nos aglomerados humanos (escolas, creches, infantários, etc.) e nas idades mais jovens. A doença afecta o nariz, garganta, ouvidos, faringe, laringe, traqueia e bronquios.
    Click image for larger version

Name:	97121046-febre.jpg
Views:	2
Size:	2.7 KB
ID:	3534401

    Sinais e sintomas

    O primeiro sintoma de um resfriado comum, vulgarmente chamada “constipação” é um “formigueiro” ou comichão na garganta, nariz obstruído e com corrimento, e crises de espirros. As crianças podem ter febre ligeira, dores de cabeça, dores musculares “em todo o corpo” , fadiga, vontade de ir para a cama, tosse, e perda de apetite.

    Descrição

    É uma doença viral das VARS. É causada por numerosas espécies de vírus (rinovírus, coronavírus, etc), cuja virulência aumenta nos períodos frios e húmidos, espalhando-se rapidamente nos aglomerados humanos (escolas, creches, infantários, etc.) e nas idades mais jovens. A doença afecta o nariz, garganta, ouvidos, faringe, laringe, traqueia e bronquios.

    Duração

    Se não houver complicação (otite, sinusite, laringite, etc,) a duração será entre 1 e 2 semanas.

    Contagiosidade

    Doença contagiosa, propaga-se pela disseminação das partículas virais pelo aerosol provocado pelo acto de espirrar ou tossir, durante os primeiros quatro dias após o início dos sintomas.

    Prevenção

    Não há vacinas eficazes para esta afecção. Como prevenção, a criança deve evitar o contacto com outras crianças “constipadas”. Deve lavar as mãos quando se assoa; deverá cobrir o nariz e boca quando tosse ou espirra (mas não deverá tapar a boca e apertar o nariz para evitar o perigo de aumento de pressão nas cavidades aéreas superiores.

    Embora não haja vacina específica, deverá tomar uma vacina inespecífica, ao menos uma vez ao ano.

    Quando consultar o médico

    Deverá consultar o seu médico se a febre permanecer alta ao fim de alguns dias, arrepios de frio, dor de garganta persistente, dor de ouvidos, dificuldade de engolir, tosse com escarros esverdeados, respiração ofegante, gânglios dolorosos no pescoço, letargia acentuada, lábios arroxeados, desidratação, etc.

    Tratamento médico

    Não há, para além do sintomático e das complicações.

    Tratamento em casa

    O único tratamento consiste no alívio dos sintomas. Limitam-se a analgésicos que aliviem as dores de cabeça e as musculares, soro fisiológico no nariz para limpeza das secreções e alívio da congestão, um xarope para a tosse se for caso disso, um creme aplicado à volta das fossas nasais se houver lesão da pele, e aguardar que tudo se normalize.

    Nota: os antihistamínicos e descongestionantes só devem ser ministrados a crianças muito pequenas sob prescrição e controlo médicos (porque podem provocar alucinações, palpitações, irritabilidade e sonolência).
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • Incontinência Urinária
      por TENA
      Sabia que a gravidez e o parto natural são as principais causas de incontinência urinária feminina?

      Esta semana é dedicada à sensibilização para o tema, com o seu assinalar específico a 14 de março, um pouco por todo o mundo. Por aqui, a...
      12-03-2012, 13:27
    • Crianças, Verão e... SOS Escaldão!
      por admin
      O Verão está a chegar e, com ele, os grandes dias de Sol e praia, actividades ao ar livre e muita liberdade... Ou seja, é tempo de redobrar os cuidados com as crianças!
      Acabam as preocupações inerentes ao Inverno e à época escolar, começam out...
      10-06-2011, 09:09
    • Assadura da fralda: Como tratar as assaduras do bebé?
      por admin
      Uma das lesões mais comuns nos bebés e crianças pequenas é a assadura ou dermatite da fralda. (Saiba como prevenir e tratar a assadura do bebé.


      Quais os sintomas? A assadura consiste numa irritação na pele causada pelo contacto com a...
      17-04-2011, 19:56
    • Apneia do sono da criança
      por Equipa Editorial PinkBlue


      Todo o sono, na criança como no adulto, é normalmente entrecortado por períodos em que a respiração pára. Chamam-se a esses períodos, de apneia. É uma situação perfeitamente normal, quando não dura mais de 15 segundos por episódio. Por...
      05-02-2007, 01:00
    • Icterícia neonatal
      por Equipa Editorial PinkBlue
      Icterícia é uma situação habitual no recém-nascido e normalmente não é motivo de preocupação. A palavra icterícia provém do grego ikteros, através do latim icteritia, vocábulo utilizado para designar o tom amarelado da “branca do olho” e da pele de muitos...
      05-05-2006, 00:00
    • Cuidados com o recém-nascido a realizar fototerapia
      por Equipa Editorial PinkBlue


      A icterícia nos recém-nascidos é muito comum. Na maioria dos casos é uma situação normal, inocente, por um curto período de tempo.

      Quando o tratamento é necessário por bilirrubina elevada no sangue, a fototerapia é segura e...
      05-05-2006, 00:00
    Working...
    X