Sinais e sintomas
Começa por uma infecção banal do aparelho respiratório superior, que alguns dias depois se complica com tosse. à medida que a inflamação e edema (inchaço) vão progredindo. A tosse vai-se tornando rude, como o latido de um animal, a “tosse de cão”. A dificuldade respiratória aumenta, e o ruído respiratório denomina-se “estridor”. Quando a causa é viral a criança pode ter febre. Se a infecção progride mais, ainda pode haver sintomas de bronquite. Os sintomas pioram para a noite e com o choro.
Descrição
Um conjunto de doenças inflamatórias das VARS, e não uma causa só, são a origem desta situação. A maior parte são provocadas por vírus (influenza, parainfluenza, sarampo, adenovírus, vírus respiratório sincicial, etc), outros por bactérias. A época de maior incidencia, é a estação fria, coincidindo com a maior circulação destes vírus. A prevalência é maior na primeira infância e no sexo masculino. A maior parte das vezes é uma doença leve, que se cura sem tratamento.
Duração
Normalmente dura uns seis dias. Eventualmente pode complicar-se com otite ou pneumonia.
Contagiosidade
Ocorre em surtos no final do Inverno. A maioria das crianças que tomam contacto com estes vírus não desenvolvem “croup”.
Prevenção
Não existe prevenção específica.
Quando consultar o médico
Consultar imediatamente o médico se, além da respiração ruidosa houver:
- Febre alta.
- Babar-se ou dificuldade de engolir.
- Dificuldade de dobrar o pescoço.
- Dificuldade de respirar.
- Dificuldade de engolir.
- Diminuição de consciência.
- Estridor contínuo.
- Outros sinais de gravidade.
Tratamento médico
A maioria das vezes a situação não requere tratamento por médico. No entanto se houver sinais de infecção ou de falta de ar deve recorrer-se imediatamente ao auxílio do clínico.
Tratamento em casa
A maioria das vezes a situação é leve, bastando humedecer o ar com um aerosol com água ou um simples vaso com água a ferver no quarto, ou na casa de banho com o chuveiro a correr água quente para humedecer o ambiente. Em seguida deixar o bebé sossegado na cama.