O banho por partes
Em primeiro lugar, convém relembrar que um bebé recém-nascido não deve tomar banho de imersão até que tenha o umbigo completamente cicatrizado. Portanto, o procedimento a seguir é um pouco diferente do banho normal, ou seja, por partes.
Deve começar preparar um recipiente com água tépida e colocar ao seu alcance todos os produtos que vai necessitar para o banho do bebé. Dispa o bebé com cuidado e deite-o sobre uma toalha limpa, numa superfície plana. Segue-se então o banho por partes:
- Limpe suavemente a carinha do bebé, com uma bola de algodão humedecida em água tépida, utilizando uma bola nova na altura de limpar o pescoço e as orelhinhas.
- Tenha o cuidado de não tentar lavar o interior dos
ouvidos nem do nariz. - Seque cuidadosamente a carinha do bebé, pois se todas as preguinhas não estiverem bem enxutas, a pele pode sofrer irritações.
- Limpe e enxugue as axilas e as mãozinhas do bebé.
- Vista-o da cintura para cima, para que não apanhe frio, enquanto se prepara para o lavar da cintura para baixo.
- Lave o rabinho do bebé com um sabonete suave e água morna.
- Seque-o cuidadosamente com algodão limpo.
- Antes de colocar uma fralda limpa, é conveniente aplicar um creme protector para prevenir o aparecimento do eritema das fraldas.
O banho de imersão
Uma vez que tenha o umbigo devidamente cicatrizado, o bebé pode tomar banho de imersão. Para isso, convém que tenha o cuidado de escolher um quarto previamente aquecido e assegurar-se que dispõe de tudo quanto vai ser necessário:
Quando encher a banheira de água – cerca de 7,5 cm de altura é o mais aconselhável – tenha especial atenção à temperatura. A água não deve estar demasiado quente nem demasiado fria, certifique-se de que está à temperatura ideal para o bebé, ou seja, morna. Procure não tornar o banho demasiado longo, pois para além de ser mais cansativo, tanto para si como para o bebé, ele pode vir a constipar-se. Tendo tudo isto em mente, pode por mãos à obra e dar banho ao seu bebé. As etapas a seguir são relativamente simples:
- Ao introduzir o bebé na banheira, pode segurá-lo pelo bracinho esquerdo com a sua mão esquerda e amparar-lhe a cabeça com o seu antebraço esquerdo. Ao mesmo tempo, pode pegar-lhe nas perninhas com a sua mão direita. Não deve retirar a mão direita até que o bebé já esteja habituado à sensação de contacto com a água. Pode conversar um pouco com ele à medida que o coloca na banheira, de forma a transmitir-lhe calma e segurança.
- Tenha sempre em mente que não deve nunca largar o bebé, enquanto ele está no banho, seja porque motivo for. Lembre-se que ele não se equilibra sozinho e poderá escorregar.
- Ao ensaboar o bebé, faça-o cuidadosamente, segurando-o com a mão e o braço esquerdo e lavando-o à frente com a mão direita. Desta forma, ele estará seguro e não corre o perigo de escorregar.
- Para lavar e enxaguar as costas do bebé, o ideal é segurá-lo pelo braço esquerdo, de modo a incliná-lo sobre o seu braço e pulso direito.
- Lembre-se de lavar o cabelinho do bebé com um champô apropriado, não havendo necessidade de esfregar com intensidade.
Convém que todas estas operações sejam feitas de uma forma rápida, mas sem brusquidão, de maneira a que o bebé não sinta frio nem seja magoado. Terminado o banho, deve então envolver o bebé numa toalha macia e enxugá-lo cuidadosamente antes de lhe colocar uma fralda limpa. Lembre-se, novamente, da importância do creme para prevenir as assaduras. Depois de lavadinho, o bebé deve sempre vestir uma roupinha limpa.