Comunicação

Collapse
No announcement yet.

O banho do bebé

Collapse
X
Collapse

  • O banho do bebé

    Dar banho a um recém-nascido não é tarefa fácil, sobretudo quando não se tem ainda o devido treino. No entanto, com um pouco de prática, o banho passará a ser um dos mais divertidos cuidados a ter com o seu bebé.

    O banho por partes

    Em primeiro lugar, convém relembrar que um bebé recém-nascido não deve tomar banho de imersão até que tenha o umbigo completamente cicatrizado. Portanto, o procedimento a seguir é um pouco diferente do banho normal, ou seja, por partes.

    Deve começar preparar um recipiente com água tépida e colocar ao seu alcance todos os produtos que vai necessitar para o banho do bebé. Dispa o bebé com cuidado e deite-o sobre uma toalha limpa, numa superfície plana. Segue-se então o banho por partes:
    • Limpe suavemente a carinha do bebé, com uma bola de algodão humedecida em água tépida, utilizando uma bola nova na altura de limpar o pescoço e as orelhinhas.
    • Tenha o cuidado de não tentar lavar o interior dos

      ouvidos nem do nariz.
    • Seque cuidadosamente a carinha do bebé, pois se todas as preguinhas não estiverem bem enxutas, a pele pode sofrer irritações.
    • Limpe e enxugue as axilas e as mãozinhas do bebé.
    • Vista-o da cintura para cima, para que não apanhe frio, enquanto se prepara para o lavar da cintura para baixo.
    • Lave o rabinho do bebé com um sabonete suave e água morna.
    • Seque-o cuidadosamente com algodão limpo.
    • Antes de colocar uma fralda limpa, é conveniente aplicar um creme protector para prevenir o aparecimento do eritema das fraldas.


    O banho de imersão

    Uma vez que tenha o umbigo devidamente cicatrizado, o bebé pode tomar banho de imersão. Para isso, convém que tenha o cuidado de escolher um quarto previamente aquecido e assegurar-se que dispõe de tudo quanto vai ser necessário:


    Quando encher a banheira de água – cerca de 7,5 cm de altura é o mais aconselhável – tenha especial atenção à temperatura. A água não deve estar demasiado quente nem demasiado fria, certifique-se de que está à temperatura ideal para o bebé, ou seja, morna. Procure não tornar o banho demasiado longo, pois para além de ser mais cansativo, tanto para si como para o bebé, ele pode vir a constipar-se. Tendo tudo isto em mente, pode por mãos à obra e dar banho ao seu bebé. As etapas a seguir são relativamente simples:
    • Ao introduzir o bebé na banheira, pode segurá-lo pelo bracinho esquerdo com a sua mão esquerda e amparar-lhe a cabeça com o seu antebraço esquerdo. Ao mesmo tempo, pode pegar-lhe nas perninhas com a sua mão direita. Não deve retirar a mão direita até que o bebé já esteja habituado à sensação de contacto com a água. Pode conversar um pouco com ele à medida que o coloca na banheira, de forma a transmitir-lhe calma e segurança.
    • Tenha sempre em mente que não deve nunca largar o bebé, enquanto ele está no banho, seja porque motivo for. Lembre-se que ele não se equilibra sozinho e poderá escorregar.
    • Ao ensaboar o bebé, faça-o cuidadosamente, segurando-o com a mão e o braço esquerdo e lavando-o à frente com a mão direita. Desta forma, ele estará seguro e não corre o perigo de escorregar.
    • Para lavar e enxaguar as costas do bebé, o ideal é segurá-lo pelo braço esquerdo, de modo a incliná-lo sobre o seu braço e pulso direito.
    • Lembre-se de lavar o cabelinho do bebé com um champô apropriado, não havendo necessidade de esfregar com intensidade.


    Convém que todas estas operações sejam feitas de uma forma rápida, mas sem brusquidão, de maneira a que o bebé não sinta frio nem seja magoado. Terminado o banho, deve então envolver o bebé numa toalha macia e enxugá-lo cuidadosamente antes de lhe colocar uma fralda limpa. Lembre-se, novamente, da importância do creme para prevenir as assaduras. Depois de lavadinho, o bebé deve sempre vestir uma roupinha limpa.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • Incontinência Urinária
      por TENA
      Sabia que a gravidez e o parto natural são as principais causas de incontinência urinária feminina?

      Esta semana é dedicada à sensibilização para o tema, com o seu assinalar específico a 14 de março, um pouco por todo o mundo. Por aqui, a...
      12-03-2012, 13:27
    • Crianças, Verão e... SOS Escaldão!
      por admin
      O Verão está a chegar e, com ele, os grandes dias de Sol e praia, actividades ao ar livre e muita liberdade... Ou seja, é tempo de redobrar os cuidados com as crianças!
      Acabam as preocupações inerentes ao Inverno e à época escolar, começam out...
      10-06-2011, 09:09
    • Assadura da fralda: Como tratar as assaduras do bebé?
      por admin
      Uma das lesões mais comuns nos bebés e crianças pequenas é a assadura ou dermatite da fralda. (Saiba como prevenir e tratar a assadura do bebé.


      Quais os sintomas? A assadura consiste numa irritação na pele causada pelo contacto com a...
      17-04-2011, 19:56
    • Apneia do sono da criança
      por Equipa Editorial PinkBlue


      Todo o sono, na criança como no adulto, é normalmente entrecortado por períodos em que a respiração pára. Chamam-se a esses períodos, de apneia. É uma situação perfeitamente normal, quando não dura mais de 15 segundos por episódio. Por...
      05-02-2007, 01:00
    • Icterícia neonatal
      por Equipa Editorial PinkBlue
      Icterícia é uma situação habitual no recém-nascido e normalmente não é motivo de preocupação. A palavra icterícia provém do grego ikteros, através do latim icteritia, vocábulo utilizado para designar o tom amarelado da “branca do olho” e da pele de muitos...
      05-05-2006, 00:00
    • Cuidados com o recém-nascido a realizar fototerapia
      por Equipa Editorial PinkBlue


      A icterícia nos recém-nascidos é muito comum. Na maioria dos casos é uma situação normal, inocente, por um curto período de tempo.

      Quando o tratamento é necessário por bilirrubina elevada no sangue, a fototerapia é segura e...
      05-05-2006, 00:00
    Working...
    X